Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

António Henriques Gaspar recebeu medalha de ouro da Ordem dos Advogados

O ex-presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) António Henriques Gaspar recebeu hoje a medalha de ouro da Ordem dos Advogados (OA), distinção que lhe foi entregue pelo bastonário da OA, Guilherme Figueiredo.

António Henriques Gaspar recebeu medalha de ouro da Ordem dos Advogados
Notícias ao Minuto

21:37 - 11/12/18 por Lusa

País Distinção

Na entrega da medalha de ouro ao juiz conselheiro jubilado acompanharam Guilherme Figueiredo o antigo bastonário da OA, Rogério Alves, e o atual presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados (CDHOA), Paulo Saragoça da Matta.

A homenagem da OA a Henriques Gaspar decorreu durante a sessão comemorativa, na sede da OA, em Lisboa, do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, efeméride que serviu também para a entrega do "Prémio Ângelo d´Almeida Ribeiro 2018" aos advogados José Augusto Rocha (a título póstumo), António Monteiro Taborda e Macedo Varela, pelo seu papel na defesa da liberdade e dos direitos fundamentais dos cidadãos.

O Conselho Geral da OA deliberou atribuir a distinção a Henriques Gaspar para "enaltecer o contributo deste magistrado para a defesa do Estado de Direito Democrático no reconhecimento da relevância da advocacia para a sua afirmação".

Henriques Gaspar nasceu em 1949, em Pampilhosa da Serra, e durante a sua carreira foi procurador-geral adjunto no Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República, representante de Portugal no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (1992-2003) e mebro do Comité Contra a Tortura das Nações Unidas.

Já depois de ingressar como juiz no STJ, Henriques Gaspar foi duas vezes vice-presidente daquele tribunal antes de tomar posse como presidente em 12 de setembro de 2013.

Para falar do percurso, da carreira, dos valores e ideias defendidas por Henriques Gaspar interveio na cerimónia o juiz do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos Paulo Pinto de Albuquerque.

Ao contrário do inicialmente previsto, a cerimónia não contou com a presença da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, que se fez representar pela secretária de Estado Helena Mesquita.

Participaram na sessão, entre outros, o atual presidente do STJ, António Joaquim Piçarra, e o antigo Procurador-Geral da República, Fernando Pinto Monteiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório