Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Xi Jinping recebido pelas principais figuras do Estado português

O Presidente chinês, Xi Jinping, que realiza para a semana uma visita de dois dias a Portugal, será recebido pelas principais figuras do Estado e assinará acordos nas áreas da cultura, ciência, agroindústria ou comércio.

Xi Jinping recebido pelas principais figuras do Estado português
Notícias ao Minuto

12:02 - 30/11/18 por Lusa

País Visita Oficial

Numa nota divulgada hoje pela Presidência portuguesa, é referido que Xi Jinping estará em Lisboa em 4 e 5 de novembro, sendo recebido pelo homólogo, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e pelo primeiro-ministro, António Costa.

"Está prevista a assinatura de um total de 19 instrumentos legais que culminam um processo de intensa negociação bilateral em áreas que vão da cultura à ciência e da agroindústria ao comércio", acrescenta.

Segundo a mesma nota, o Presidente da República Popular da China estará acompanhado "de uma extensa delegação de alto nível".

No poder desde 2013, esta será a primeira visita de Estado do Presidente Xi Jinping a Portugal e a terceira de um chefe de Estado chinês, depois de Jiang Zemin, em 1999, e de Hu Jintao, em 2010.

A nota da Presidência portuguesa refere que a visita, de que não detalha o programa, se desenrolará em Lisboa, ilustrando "a proximidade e a partilha entre os povos português e chinês ao longo de cinco séculos de História".

A deslocação do chefe de Estado chinês a Lisboa ocorre a cerca de três meses do 40.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Lisboa e Pequim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório