Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Guimarães constitui "equipa multidisciplinar" para monitorizar pedreiras

A Câmara de Guimarães constituiu uma "equipa multidisciplinar" para monitorizar as pedreiras do concelho nomeadamente do arruamento "quer nas partes públicas privadas", anunciou hoje o presidente da autarquia.

Guimarães constitui "equipa multidisciplinar" para monitorizar pedreiras
Notícias ao Minuto

17:20 - 29/11/18 por Lusa

País Guimarães

Na habitual conferência de imprensa depois da reunião do executivo, que teve lugar hoje, Domingos Bragança (PS) explicou que à câmara "chegam algumas preocupações" por parte dos munícipes, principalmente por causa do ruído.

Segundo informação fornecida pela autarquia, "através dos dados disponíveis", existem pedreiras nas freguesias de Gonça, na União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto S. Salvador e Gondomar, na União de Freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo e na União de Freguesias de Airão Santa Maria, Airão S. João e Vermil.

"Temos estado atentos a essa realidade mas constituímos uma equipa multidisciplinar ligada ao urbanismo, fiscalização e obras públicas para ter em conta toda a realidade. Temos muito trabalho feito mas queremos fazer melhor", anunciou o autarca.

Domingos Bragança disse não estar preocupado com a "parte pública mas com a parte dos atravessamentos da propriedade particular que não estão seguras e podem levar as pessoas a passar para partes públicas".

Congratulando-se por "felizmente em Guimarães nada ter acontecido", o autarca deu conta que chegam aos serviços algumas preocupações: "Mais até do ruído com os rebentamentos. o pior é até o perigo que possa haver na fragilização das infraestruturas geológicas", disse.

A autarquia definiu assim "um plano de ação para atualização do levantamento das pedreiras, designadamente no que concerne às questões de segurança, prosseguindo um trabalho efetuado em 2015."

Este processo será executado de forma transversal envolvendo a Divisão de Planeamento e Gestão Urbanística, Divisão de Fiscalização e Departamento de Obras Municipais.

Além deste levantamento, o município de Guimarães vai ainda identificar as entidades licenciadoras, licenças de exploração, proprietário e/ou explorador.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório