Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Bombeiros de Sintra contestam nova lei orgânica da Proteção Civil

Os corpos de bombeiros do concelho de Sintra anunciaram hoje que vão recusar integrar em 2019 o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), em protesto contra a nova lei orgânica da Proteção Civil.

Bombeiros de Sintra contestam nova lei orgânica da Proteção Civil
Notícias ao Minuto

21:00 - 28/11/18 por Lusa

País Corporação

A decisão foi anunciada esta noite pelo comandante dos Bombeiros de Algueirão Mem Martins, Joaquim Leonardo, referindo que o não envolvimento dos bombeiros do concelho de Sintra no DECIR 2019 representa uma redução em cerca de 20% dos meios do dispositivo no distrito de Lisboa, num total de 15 equipas.

Em causa está, segundo explicou à agência Lusa, Joaquim Leonardo, a discordância com algumas medidas previstas na nova lei orgânica da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), aprovada em Conselho de Ministros a 25 de outubro e que se encontra atualmente em consulta junto da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

O comandante de Algueirão e Mem Martins referiu que uma das medidas contempladas neste diploma, e que é contestada pelos bombeiros, é a criação de cinco comandos regionais e 23 sub-regionais, em vez dos atuais 18 comandos distritais de operações e socorro.

"Isto vai mexer com a atual organização que os bombeiros têm, que é uma organização que já está implementada e funciona. Estamos rotinados e, portanto, não faz sentido que o Governo mude tudo face ao que aconteceu em 2017 e não ouça sequer o principal agente da proteção civil, que é responsável por 90% das ações em proteção e socorro do país", observou.

Joaquim Leonardo disse ainda que os bombeiros do concelho de Sintra defendem, à semelhança da Liga dos Bombeiros Portugueses, que passe a existir um comando único e deixem de estar dependentes da ANPC.

"Nós somos a única força do país que não tem um comando único e de depende diretamente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, que não é um corpo de bombeiros e com a qual nós não nos identificamos", criticou.

Joaquim Leonardo alertou ainda para o facto de o descontentamento com este diploma ser generalizado e admitiu que bombeiros de outros concelhos possam tomar uma decisão semelhante.

"O descontentamento é geral, nacional. Eu acho que o sentimento que os bombeiros têm neste momento é que o que está a ser feito não beneficia a população. O Governo está a ter uma cegueira coletiva, está a cortar a direito, não está a ouvir ninguém e isso, obviamente, terá consequências gravosas para a população", alertou.

Apesar do descontentamento, Joaquim Leonardo manifestou-se confiante de que o Governo ainda possa abrir um espaço de diálogo com os bombeiros: "Penso que o Governo terá, com certeza, o bom senso de negociar com os bombeiros e ouvir aquilo que os bombeiros têm a dizer", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório