Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Novos médicos têm de combater más políticas numa altura caótica

O bastonário da Ordem dos Médicos avisa os jovens clínicos de que precisam de lutar pela qualidade da medicina e combater as más políticas, insistindo que a saúde em Portugal atravessa uma situação caótica a vários níveis.

Novos médicos têm de combater más políticas numa altura caótica
Notícias ao Minuto

18:22 - 16/11/18 por Lusa

País Ordem dos Médicos

A propósito dos novos médicos que começam sábado a realizar o Juramento de Hipócrates, o bastonário Miguel Guimarães disse que é preciso dar-lhes "um sinal de confiança na medicina, mas também transmitir que têm de lutar por essa medicina".

"Para um médico poder servir os doentes tem, antes de mais, de combater as más políticas", referiu Miguel Guimarães, recordando palavras semelhantes do filósofo francês Michel Foucault.

O bastonário considera que em Portugal "há más políticas de saúde" que têm de ser alteradas, instando os novos médicos a defenderem a medicina e a estarem preparados para "essa luta".

"Temos um caos generalizado nas unidades de saúde a vários níveis. Não são casos pontuais. O Estado mostra-se incompetente para resolver o caos dos sistemas informáticos, temos equipamentos obsoletos e fora do prazo e todas as semanas me chegam casos de demissões em serviços de saúde", afirmou à agência Lusa.

Miguel Guimarães reconhece que o que na saúde tem melhorado nos últimos 10 ou 20 anos se deve essencialmente à "grande evolução da medicina", entendendo que o Serviço Nacional de Saúde "está pior".

Para o bastonário, os novos médicos que entram no sistema chegam numa "altura conturbada", em que se sente "pouca vontade dos atores políticos em resolver os problemas" que afetam a saúde.

Cerca de dois mil novos médicos começam no sábado a realizar o Juramento de Hipócrates, o compromisso médico feito na altura da formatura dos clínicos e que no ano passado foi atualizado para se centrar mais no doente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório