Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Falhas na pressurização de aeronaves são "problema sério"

Situações de falhas na pressurização não são muito frequentes, mas constituem um "problema sério" que levou a Força Aérea Portuguesa a oferecer assistência ao piloto do Boeing 737 que hoje foi escoltado por F-16M, segundo a Força Aérea.

Falhas na pressurização de aeronaves são "problema sério"
Notícias ao Minuto

18:40 - 12/11/18 por Lusa

País Força Aérea

"Não há muitas situações de falta de pressurização, mas é um problema sério", disse à Lusa o porta-voz da Força Aérea Portuguesa (FAP), tenente-coronel Manuel Costa, afirmando que foi oferecida assistência ao piloto, que a aceitou.

Uma parelha de F-16M da Força Aérea assistiu hoje uma aeronave da companhia aérea holandesa Transavia, que declarou emergência após descolar do Funchal, na ilha da Madeira.

O avião, um Boeing 737 da Transavia que transportava 149 passageiros a bordo, comunicou problemas de pressurização quando fazia a ligação com Amesterdão, revelou a FAP em comunicado.

A FAP faz a monitorização do espaço aéreo nacional no âmbito do Serviço de Policiamento Aéreo da Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), titulado pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Manuel Rolo.

"Quando é detetada alguma anomalia, o protocolo é ativado, a aeronave é sempre questionada e, se precisar de apoio, nós vamos", disse o tenente-coronel Manuel Costa, acrescentando que os F-16 foram verificar se havia "danos exteriores", o que não se verificou.

Esta foi a segunda vez que, em menos de 24 horas, a Força Aérea ativou a parelha de F-16 em alerta permanente na Base Aérea n.5, em Monte Real, para escoltar uma aeronave civil em dificuldades.

No domingo, o avião da Air Astana, que descolou de Alverca às 13:21 e que declarou emergência, esteve algum tempo a sobrevoar a região a norte de Lisboa e o Alentejo, numa trajetória irregular, antes de ter sido tomada a decisão de o Embraer da companhia do Cazaquistão aterrar no aeroporto de Beja, o que aconteceu às 15:28, à terceira tentativa.

Uma fonte aeronáutica já tinha avançado à Lusa que o avião tinha sofrido uma "falha crítica nos sistemas de navegação e de controlo de voo".

O voo KZR 1388 descolou de Alverca às 13:21 e tinha como destino Minsk, capital da Bielorrúsia.

Segundo a mesma fonte, o avião esteve a fazer manutenção nas oficinas da OGMA -- Indústria Aeronáutica de Portugal.

Durante a emergência, as autoridades chegaram a equacionar a possibilidade de a aeronave fazer uma amaragem no rio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório