Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Câmara de Lisboa lamenta "profundamente" morte de Sarmento de Matos

A Câmara Municipal de Lisboa lamentou hoje "profundamente" a morte do historiador José Sarmento de Matos, enviando à família e aos amigos "as mais sentidas condolências".

Câmara de Lisboa lamenta "profundamente" morte de Sarmento de Matos
Notícias ao Minuto

12:11 - 29/10/18 por Lusa

País Óbito

"O historiador dedicou a maior parte da sua vida ao estudo de Lisboa. Em 2017, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Municipal, cuja entrega ocorreu a título pessoal no passado dia 23, por o seu estado de saúde não permitir a realização da tradicional cerimónia pública", referiu a autarquia, numa nota hoje divulgada.

A câmara destaca ainda que, "por toda a sua dedicação à cidade e pelo legado que nos deixa, o município de Lisboa fica para sempre grato ao génio de José Sarmento de Matos".

Sarmento de Matos, falecido no domingo, aos 72 anos, realizou estudos sobre o desenvolvimento histórico e urbanístico de Lisboa, que o levaram a publicar, ao longo dos anos, vários livros sobre a cidade, como "Caminho do Oriente", "Uma casa na Lapa" e "A Invenção de Lisboa", "a sua obra maior, em vários volumes", que acabou por não conseguir concluir.

O historiador integrou a equipa que traçou os primeiros esboços da Expo98 e foi nesta zona da cidade que deixou outra marca, nomeadamente através da toponímia, tendo sido responsável pela escolha das várias dezenas de nomes que viriam a figurar nas ruas do Parque das Nações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório