Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Declare guerra ao plástico. Eis alguns conselhos sobre como fazê-lo

O Mundo despertou para o problema do uso excessivo do plástico e para as consequências nefastas que este tem no Planeta. Viver completamente sem plástico, hoje em dia, pode parecer impossível, mas há pequenos gestos que já são uma valente ajuda. A Terra (e todas as espécies que nela habitam) agradece.

Declare guerra ao plástico. Eis alguns conselhos sobre como fazê-lo
Notícias ao Minuto

19:36 - 15/10/18 por Melissa Lopes

País Ambiente

'Viver sem Plástico', escrito por Will McCallum,  ativista antiplástico da Greenpeace para a problemática da poluição marinha, foi apresentado esta segunda-feira em Lisboa, e conta com o apoio da Quercus. 

Em comunicado, a associação ambientalista assinala que o livro aborda temas "tão pertinentes quanto o consumo de plástico de utilização única e a prevenção da poluição marinha provocada pelo incorreto encaminhamento destes resíduos.

E pretende "ajudar a sociedade a levar a cabo pequenas mudanças que farão uma enorme diferença no que a este problema diz respeito". 

Para isso,  a Quercus destaca alguns conselhos para por em prática e 'declarar guerra' ao plástico. 

  • Lavar a roupa em sacos próprios para conter as microfibras de plástico, impedindo-as de chegarem aos oceanos (estas são responsáveis em 30% pela poluição por plástico
  • Substituir o champô vulgar por champô em barra
  • Evitar as embalagens supermercado
  • Fazer festas de aniversário livres de plástico
  • Convencer os outros a juntarem-se a si nesta demanda anti-plástico.

'Viver sem Plástico', refere ainda a Quercus, contém informações necessárias e medidas práticas sobre a forma de reduzir o uso de plástico no dia-a-dia: em casa, nas deslocações diárias, no local de trabalho e na comunidade.

Além disso, segundo os ambientalistas, a obra faculta factos sobre o problema e as ferramentas de campanha necessárias para o ajudar a convencer outras pessoas, inclusive os amigos, a família, colegas, empresas, para poderem conjugar esforços com vista à criação de um mundo onde a poluição causada pelo plástico seja uma coisa do passado.

Aceita o desafio?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório