Meteorologia

  • 16 NOVEMBRO 2018
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 18º

Edição

PSP desconhece "motivações" para condutor circular em contramão

A PSP desconhece as "motivações" que levaram o condutor de um camião a circular hoje cerca de três quilómetros em contramão na Segunda Circular, em Lisboa, causando vários acidentes, dois feridos graves e danos em oito viaturas.

PSP desconhece "motivações" para condutor circular em contramão
Notícias ao Minuto

18:25 - 15/10/18 por Lusa

País Segunda Circular

A informação foi avançada hoje à tarde pelo porta-voz da Direção Nacional (DN) da Polícia de Segurança Pública (PSP), intendente Alexandre Coimbra, durante uma conferência de imprensa no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, em Moscavide, Loures.

"Desta ocorrência há a lamentar a existência de dois feridos graves e, ainda, danos em oito viaturas ligeiras, resultantes dos sucessivos embates que a viatura pesada provocou ao longo dos cerca de três quilómetros que percorreu em sentido contrário", explicou o porta-voz da DN da PSP.

Até ao momento não foi possível à polícia apurar as razões que levaram este condutor, detido pelas 07:20, a entrar em contramão na via mais movimentada de Lisboa.

"Desconhecem-se as motivações e causas concretas do arguido para a prática dos referidos factos, tendo a sua detenção sido comunicada à autoridade judiciária competente. Da análise preliminar aos indícios recolhidos, não se conclui, até ao momento, que o detido tenha praticado estes atos com intenções de natureza extremista ou terrorista", frisou o intendente Alexandre Coimbra.

O suspeito, de nacionalidade portuguesa, foi detido por um polícia à civil que, naquele momento, conduzia na Segunda Circular.

"Quando a PSP chegou ao local já estava o condutor imobilizado e detido, por intervenção de um polícia da Divisão de Trânsito que, àquela hora se deslocava para o seu local de trabalho", contou o intendente Coimbra.

O homem vai continuar detido à guarda da PSP para ser presente na terça-feira ao Ministério Público que, se entender, o levará a um juiz de instrução criminal para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, no Campus da Justiça.

O detido foi sujeito aos "necessários testes de despistagem de álcool e droga, tendo ambos sido negativos", referiu ainda o porta-voz da DN da PSP.

O intendente Alexandre Coimbra afirmou que "a notícia dos factos chegou ao conhecimento da PSP via 112" e que os primeiros meios policiais chegaram ao local "cerca de cinco minutos depois" de receberem o alerta da ocorrência, a qual foi igualmente reportada por vários populares.

"Sublinha-se que, via número nacional de emergência, e relativos a estes factos, as autoridades receberam várias chamadas a alertar esta situação, o que nos leva a enaltecer o sentido cívico dos diversos cidadãos que o fizeram", relevou o porta-voz.

A PSP prossegue a investigação no sentido de aferir a existência da prática de outros crimes cometidos pelo arguido, nomeadamente de ofensas contra a integridade física e crimes contra o património (dano).

Para já, nesta fase, o homem, de 42 anos, está apenas indiciado pelo crime de condução perigosa.

O suspeito era funcionário da empresa proprietária do camião, que ficou apreendida e encontra-se à guarda da PSP.

Às 07:22, um camião entrou em contramão Segunda Circular, na zona da Alta de Lisboa, no sentido Norte-Sul (Aeroporto-Benfica), provocando vários acidentes.

O trânsito na Segunda Circular esteve cortado durante várias horas nesse sentido, sendo reaberto pelas 11:00.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório