Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mil pessoas marcharam no Porto contra prospeção de petróleo no Algarve

Cerca de mil pessoas participaram hoje no Porto na Marcha Mundial do Clima com críticas ao primeiro-ministro, António Costa, pela "inconsistência da descarbonização" e ao presidente norte-americano, Donald Trump, por "negar as alterações climáticas".

Mil pessoas marcharam no Porto contra prospeção de petróleo no Algarve
Notícias ao Minuto

20:43 - 08/09/18 por Lusa

País Manifestação

Numa marcha que tinha como mote "Parar o petróleo pelo clima, justiça e emprego", o milhar de pessoas que se concentrou na Avenida dos Aliados, no Porto, e depois rumou até à marginal do rio Douro, expressou o descontentamento pela possibilidade de prospeção de hidrocarbonetos no Algarve.

O deputado na Assembleia da República do PAN (Pessoas-Animais-Natureza), André Silva, salientou à agência Lusa estar a viver-se "uma era em que a comunidade científica está cada vez mais consensual em dizer que as alterações geomorfológicas da terra e do clima estão, pela primeira vez, a ser colocadas em causa devido à ação humana".

Reivindicando, por isso, "mudanças políticas", André Silva lembrou a "imposição do Governo em que, contra a vontade das populações e dos autarcas, quer fazer prospeção e produzir petróleo [no Algarve]", para lançar críticas ao primeiro-ministro, que "vem dizer que quer cumprir o Acordo de Paris e, ao mesmo tempo, um plano de descarbonização".

"É completamente inconsistente querermos cumprir, por um lado, o plano de descarbonização e, por outro, produzir petróleo", vincou o deputado.

Reconhecendo que à escala nacional "a população não está toda sensibilizada" para o tema, o membro do PAN insistiu na importância das ações como a de hoje, sublinhando que de "cada vez que são feitas junta-se mais gente para esta causa".

"Não queremos travar a prospeção por ser no nosso país. Não! A intenção é fechar cada vez mais poços de petróleo por todo o mundo. O investimento que tem de ser feito é em ciência energética e em políticas alternativas", argumentou.

Com as negociações para o Orçamento de Estado (OE) em cima da mesa, André Silva garantiu que "ficaria satisfeito" se o próximo OE "previsse um combate mais efetivo ao consumo dos plásticos".

Também presente na marcha, a deputada do Bloco de Esquerda (BE) Maria Manuel Rola corroborou as ideias de André Silva, reclamando, em declarações à Lusa, "uma outra resposta às alterações climáticas que tardam bastante em surgir".

"Esta questão levantou-se ainda mais com a eleição de Donald Trump [para a presidência dos Estados Unidos]", expressou a deputada bloquista, afirmando que "dele, e dos EUA, não se espera outra coisa que não seja a de negação das alterações climáticas".

E prosseguiu: "preocupa-nos também que essa seja uma resposta a nível mundial, passando por [o Presidente de França, Emannuel] Macron, mas também pelo Governo português, que mantém os contratos de prospeção e exploração de petróleo ao largo de Aljezur".

"Não é aceitável que um Governo que diz querer uma política de carbono neutra em 2050 continue com esta ideia nada consequente de manter a possibilidade de prospeção e exploração de combustíveis fósseis ao largo de Portugal", concluiu.

A Marcha Mundial do Clima foi convocada pelos movimentos 'Salvar o clima, parar o petróleo' e MOB - Espaço Associativo, a que se associaram a ONGA, a SOS - Salvem O Surf, e a Campo Aberto, Associação de Defesa do Ambiente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório