Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Diga 'olá' às novas crias de primatas do Jardim Zoológico

Assinala-se amanhã, dia 1, o Dia Internacional dos Primatas. Estes dois, de espécies distintas, são os novos 'inquilinos' do Jardim Zoológico de Lisboa.

Notícias ao Minuto

15:31 - 31/08/18 por Melissa Lopes

País Natureza

Para assinalar o Dia Internacional dos Primatas, a 1 de setembro, o Jardim Zoológico anuncia o nascimento de duas crias de espécies distintas: um macaco-de-brazza macho, nascido a 18 de junho, e um Macaco-capuchinho-de-peito-amarelo, cujo sexo não é ainda identificável, que nasceu a 17 de agosto.

O macaco-de-brazza, considerado um "inconfundível" representante dos macacos africanos, foi batizado com o nome do explorador de origem italiana, Pierre Savorgnan de Brazza, que identificou esta espécie, refere o Jardim Zoológico em comunicado.

Apesar de esta espécie não estar em risco de extinção, a maior ameaça à sua sobrevivência é a perda do habitat, sobretudo para a indústria madeireira e para a expansão agrícola. O macaco-de-brazza é também alvo de caça para alimentação humana.

Por sua vez, o macaco-capuchinho-de-peito-amarelo, refere o Zoo, é arborícola e bastante sociável. Conhecido pela pelagem amarelada no peito e na parte superior dos membros anteriores, existe unicamente no Brasil, em pequenas áreas de floresta tropical húmida atlântica, no sul do Estado da Baía.

Desde 2002 que é considerada uma das 25 espécies de primatas mais ameaçadas no mundo e a sua população continua a diminuir, sobretudo devido à destruição do seu habitat.

O Jardim Zoológico salienta a importância da consciencialização para a proteção destas espécies, uma vez que mais de 60% de todos os primatas estão em risco de extinção e quase metade - 43% - está classificada como estando “em perigo” ou “criticamente em perigo” (os níveis mais próximos da extinção na Natureza).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório