Meteorologia

  • 25 SETEMBRO 2018
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 23º

Edição

Alerta: Haverá sete distritos no Norte do país em alerta vermelho

De acordo com a Autoridade Nacional da Proteção Civil, há sete distritos no Norte do país em alerta vermelho, correndo risco muito elevado de incêndio.

Alerta: Haverá sete distritos no Norte do país em alerta vermelho
Notícias ao Minuto

17:38 - 17/08/18 por Filipa Matias Pereira 

País Proteção Civil

Neste fim-de-semana que se avizinha, prevê-se um risco elevado e muito elevado de incêndio em todo o território nacional. Face às previsões meteorológicas de aumento da temperatura, diminuição da humidade relativa sem recuperação noturna e de vento, “há risco de ocorrência de incêndios especialmente no Norte do país”, alertou Alexandre Penha, adjunto nacional de operações da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) em declarações aos jornalistas.

Perante a situação, a Proteção Civil elevou o nível especial de alerta para vermelho, substancialmente em regiões acima do Douro. Com efeito, a partir das 00h deste sábado, há sete distritos em alerta vermelho, designadamente Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. É, por isso, de evitar a utilização de fogo nas “imediações de zonas florestais ou mesmo em zonas onde haja muito combustível disponível”, acrescentou Alexandre Penha. Já o resto do país, estará em alerta especial laranja.

A ANPC, com objetivo de prevenir a ocorrência de situações como a de Monchique, cujo incêndio lavrou durante oito dias, fez um “reforço ao nível dos comandos distritais de operações de socorro e das autarquias, no sentido de cooperarem com a Proteção Civil. Para além disso, foram pré-posicionados grupos de reforço”, ressalvou.

Alexandre Penha garantiu que estão a ser feitos “todos os esforços para responder a algum incêndio que possa surgir”, acrescentando ainda que o alerta vermelho se manterá até segunda às 23h59.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório