Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mais de 60 mil pais já se inscreveram na plataforma dos manuais gratuitos

Mais de 60 mil encarregados de educação fizeram a pré-inscrição na plataforma de distribuição de manuais escolares gratuitos até à meia-noite passada, sendo que hoje de manhã teve mais de dez mil utilizadores em permanência.

Mais de 60 mil pais já se inscreveram na plataforma dos manuais gratuitos
Notícias ao Minuto

13:39 - 01/08/18 por Lusa

País MEGA

Os dados foram avançados à agência Lusa por Miguel Farrajota, do Instituto de Gestão Financeira de Educação (IGeFE), que garantiu que a plataforma MEGA está a funcionar sem problemas.

Manuais escolares gratuitos, novos ou usados, começaram a ser distribuídos hoje através da MEGA a cerca de 650 mil alunos: 500 mil do 1.º ao 6.º ano de todas as escolas públicas de todo o país e cerca de 150 mil do 7.º ao 12.º dos estabelecimentos de ensino lisboetas, através de uma parceria da autarquia com o ministério.

"Hoje de manhã, nas primeiras horas do primeiro dia da medida, tivemos mais de 10 mil utilizadores em permanência", contou à Lusa Miguel Farrajota, acrescentando que "mais de 60 mil encarregados de educação fizeram um pré-registo antes do dia 01 de agosto".

Através do site www.manuaisescolares.pt, os encarregados de educação acedem à plataforma que lhes atribui um 'voucher' que podem descarregar numa aplicação móvel ou então imprimir e entregar numa das livrarias aderentes.

No entanto, reconheceu o responsável, há escolas que ainda estão a atualizar os dados dos alunos e por isso os 'vouchers' ainda não estão disponíveis.

Mas Miguel Farrajota garantiu que "os pais podem ficar descansados e tranquilos porque a plataforma irá informar assim que o voucher fique disponível", o que deverá ser "muito em breve, tendo em conta a atualização de dados das escolas".

O responsável do Ministério da Educação explicou que o 'voucher' é automaticamente emitido e fica disponível na área privada dos encarregados de educação.

Até ao final do dia de terça-feira tinham aderido "cerca de mil livrarias de todo o país", sendo que continuam a chegar inscrições de livrarias.

Na plataforma estão manuais escolares utilizados no ano letivo que agora terminou, mas também livros novos, que podem ser utilizados por famílias, escolas e livreiros.

A plataforma deverá estar ativa até ao final de outubro, para garantir que não ficam de fora alunos que mudam de escola após o arranque do ano letivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório