Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Quatro concelhos em risco máximo de incêndio com subida do calor

Os concelhos algarvios de Alcoutim, Tavira e Castro Marim e o município de Marvão, em Portalegre, estão hoje em risco máximo de incêndio, numa altura em que está prevista uma subida acentuada da temperatura.

Quatro concelhos em risco máximo de incêndio com subida do calor
Notícias ao Minuto

07:41 - 01/08/18 por Lusa

País Meteorologia

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), além destes quatro concelhos em risco máximo, outros 55 municípios dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Braga, Vila Real e Bragança estarão em risco muito elevado, o segundo mais grave.

Em risco elevado de incêndio estão ainda cerca de 90 municípios em Bragança, Vila Real, Braga, Aveiro, Porto, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

Face à onda de calor prevista para os próximos dias, que pode ter "máximos históricos", a Proteção Civil estendeu o estado de alerta especial relativo aos meios de combate a incêndio aos distritos do Porto, Leiria, Aveiro, Braga, Viana do Castelo e Coimbra.

O estado de alerta especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, que define a "prontidão e mobilização das estruturas, forças e unidades de proteção e socorro em conformidade com os riscos associados", já vigorava nos distritos do interior do país, que passaram, a partir das 00:00 de terça-feira para alerta laranja, o terceiro mais grave.

A Proteção Civil justifica os procedimentos com o agravamento do risco de incêndios florestais devido à previsão do aumento da temperatura e da redução da humidade no ar.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas vão estar acima dos valores médios e isto pode ter impacto em termos de saúde pública e de propagação de incêndios.

A onda de calor que vai atingir o país nos próximos dias, com quinta-feira a ser o dia mais quente, fará com que se possam registar nalguns locais "máximos históricos" de temperatura.

Para hoje, o IPMA prevê temperaturas máximas a chegarem já aos 41 graus Celsius em Évora e aos 40 graus em Castelo Branco e Beja, enquanto as mínimas ainda baixam até aos 13 graus em Viana do Castelo.

A situação de muito calor deve prolongar-se por pelo menos quatro dias, sendo que as noites serão "tropicais", já que as temperaturas mínimas não vão baixar muito e deverão rondar os 30º.

São ainda esperadas poeiras no ar, vindas do norte de África, em particular no sul do país, uma situação que, segundo a Direção-Geral da Saúde, deve levar a população a tomar medidas de proteção, como manter-se em ambientes frescos, procurar manter frescas as habitações e beber muita água, evitando o álcool.

Na condução, as autoridades alertam para o facto de os veículos expostos ao sol aquecerem muito e pedem também especial atenção às pessoas mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas, grávidas e pessoas em locais isolados.

A Marinha e o Exército vão reforçar, com mais 19 patrulhas e 76 militares, o apoio à Proteção Civil entre quarta-feira e domingo devido à onda de calor, podendo as ações serem prolongadas caso a meteorologia o justifique.

Este ano, o dispositivo de combate a fogos florestais engloba 56 meios aéreos (incluindo um na Madeira), cerca de 11 mil operacionais e mais de três mil meios terrestres (nomeadamente viaturas), enumerou Patrícia Gaspar.

Os dois aviões que estiveram nos incêndios da Suécia chegam na quinta-feira a Portugal, adiantou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório