Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

CIM do Alto Minho quer redução de portagens na A3

A proposta já foi enviada ao Governo.

CIM do Alto Minho quer redução de portagens na A3
Notícias ao Minuto

12:37 - 31/07/18 por Tiago Miguel Simões

País Arcos de Valdevez

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez quer menos portagens na A3, para isso alega ter na mira um aumento da atratividade e competitividade da região. 

O reivindicação da autarquia é para que esta medida seja incluída nas medidas do Programa de Valorização do Interior. 

“Este é um território que deve ser contemplado por esta medida, tendo em consideração que se trata de uma Região Nuts III, inserida na sua maioria nas zonas de baixa densidade, com um grande dinamismo quanto à localização empresarial, pois todos os Municípios dispõem de parques empresariais devidamente qualificados e próximos do eixo viário de ligação à Galiza”, defende a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. 

Outro dos motivos apontados por Arcos de Valdevez prende-se com a “relação transfronteiriça” existente com a Galiza, tendo em consideração que as trocas comerciais do Alto Minho com Espanha são mais intensas. “A Galiza é hoje o principal cliente português em Espanha e é cada vez mais um fenómeno de integração transfronteiriça na Península Ibérica”, expõe a autarquia num email enviado às redações. 

A Câmara ressalvou ainda que “o Alto Minho situa-se a menos de 60 minutos da fábrica PSA de Vigo, a maior da Península Ibérica, podendo Portugal aproveitar o elevado potencial de acolhimento empresarial do Alto Minho”. Por isso, é preciso ter em conta que a A3 é o principal eixo rodoviário português de ligação internacional à Galiza.

A CIM do Alto Minho já enviou para o Governo esta proposta de redução das portagens na A3, a qual é importante para o desenvolvimento de todos os concelhos do Alto Minho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório