Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Alegações da defesa no processo dos Hells Angels continuam amanhã

As alegações da defesa no âmbito do processo do grupo de motociclistas Hells Angels foram interrompidas hoje cerca das 20:00, devendo ser retomadas às 09:30 de terça feira, informou fonte do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa.

Alegações da defesa no processo dos Hells Angels continuam amanhã
Notícias ao Minuto

20:43 - 16/07/18 por Lusa

País Justiça

Segundo a mesma fonte, os trabalhos foram interrompidos quando faltam as alegações de sete dos 58 arguidos no processo, estando ainda em aberto a data para a divulgação das medidas de coação.

A fonte do TIC explicou que todos os arguidos terão de estar presentes no tribunal quando a juíza Maria Antónia Andrade anunciar as medidas de coação.

José Carlos Cardoso, advogado de 20 arguidos, disse aos jornalistas, à saída do TIC, que as medidas de coação só deverão ser conhecidas na quarta-feira, uma vez que ainda faltam sete alegações de defesa.

Confrontado com o facto de o Ministério Público (MP) ter proposto a aplicação de prisão preventiva para uma grande maioria dos arguidos, o mesmo advogado considerou que a "promoção do MP tem várias fragilidades", as quais "se prendem com a questão da prova e também com a indicação concreta dos factos".

"Isso foi alegado e foi unânime entre os colegas (da defesa)", disse, observando que agora só resta esperar pela decisão da juíza de instrução criminal Maria Antónia Andrade.

O advogado referiu que o inquérito do caso Hells Angels "começou com uma enorme dimensão, já se esvaziou e vai continuar a esvaziar-se internamente", sendo isso "inteiramente percetível".

O Ministério Público pediu prisão preventiva para 54 dos 58 detidos em Portugal, segundo um dos advogados de defesa.

No entanto, do grupo de 54 detidos, quatro poderão passar a prisão domiciliária, dependendo de um relatório do Instituto de Reinserção Social (IRS), que pertence aos serviços prisionais.

Para os restantes quatro arguidos, o Ministério Público pediu apresentações diárias às autoridades.

Um 59.º arguido encontra-se detido na Alemanha.

Os interrogatórios demoraram três dias e terminaram no domingo no TIC.

O processo envolve acusações de associação criminosa, tentativa de homicídio, roubo, ofensa à integridade física e tráfico de droga.

A investigação do caso dos Hells Angels foi elaborada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal e pela Unidade Nacional Contraterrorismo da Polícia Judiciária e os mandados de busca e de detenção foram executados na quarta-feira passada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório