Meteorologia

  • 23 SETEMBRO 2018
Tempo
26º
MIN 25º MÁX 27º

Edição

Desmantelada rede que clonava cartões de multibanco no Porto

Foram detidos seis homens de nacionalidade estrangeira.

Desmantelada rede que clonava cartões de multibanco no Porto

Depois de uma investigação iniciada em maio, a Polícia Judiciária conseguiu deter em flagrante delito, esta sexta-feira, seis homens de nacionalidade estrangeira. Estes estão indiciados pela presumível autoria dos crimes de associação criminosa, contrafação de títulos equiparados a moeda, burla informática e falsidade informática em várias cidades da área metropolitana do Porto.

Desde maio, pelo menos, que os suspeitos fabricavam e instalavam aparelhos próprios para a manipulação das caixas de multibanco com o objetivo de conseguir fazer a leitura da banda magnética dos cartões de crédito/débito utilizados. Para além disso, com recurso a um registo de vídeo, estes conseguiam gravar os códigos dos referidos cartões. Dada a qualidade dos dispositivos, estes não eram percetíveis para quem utilizava as caixas automáticas.

Os dados magnéticos eram clonados em cartões ‘brancos’ que eram posteriormente utilizados pelos suspeitos “em proveito próprio”.

Refere a força de segurança em comunicado enviado às redações que ainda não foi quantificado o valor da burla, mas pode estimar-se que atingiu várias dezenas de milhares de euros, lesando quer os titulares dos cartões, quer as entidades bancárias.

Para além do equipamento, foram também apreendidos cartões ‘brancos’, alguns deles já clonados, bem como diverso material informático necessário para a realização da leitura e clonagem e dezenas de milhares de euros.

Os detidos, com idades compreendidas entre os 25 e os 43 anos, vão ser presentes à competente autoridade judiciária para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório