Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Técnicos de diagnóstico acusam Governo de "falta de vontade"

Nova reunião entre o sindicato e o Governo agendada para dia 13 de julho.

Técnicos de diagnóstico acusam Governo de "falta de vontade"
Notícias ao Minuto

22:29 - 06/07/18 por Tiago Miguel Simões

País Sindicatos

Os técnicos de diagnóstico e terapêutica acusam o Governo de “falta de vontade” para encontrar soluções para as suas exigências.

A reunião entre o Executivo e o Sindicato dos Técnicos Superiores das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (TSDTs) da passada quarta feira, dia 4, terminou sem avanços. Com um novo encontro agendado para dia 11 de julho, a greve às horas extraordinárias e a paralisação nacional de dia 13 de julho mantém-se.

“O Governo explicou porque razão, juridicamente, não avança com a revisão das carreiras e da tabela salarial, e respetivas transições. Questões que para os TSDTs não são válidas dado o dever ignorado por sucessivos Governos de reverem a carreira, e a falta de equidade entra os vários grupos profissionais de saúde”, informa o sindicato.

Em greve desde dia 1 de julho às horas extraodinárias, bancos e bolsas de horas que, segundo a força sindical, os efeitos já se fazem sentir “na demora de marcações para a realização de exames e para a entrega de resultados, de análises clínicas por exemplo, entre outros”.

Mas afinal o que reclamam os técnicos de diagnóstico e terapêutica?

  1. O descongelamento de escalões e a contabilização do tempo de serviço a remuneração dos diretores, coordenadores e sub-coordenadores
  2. O ajuste da tabela salarial, igualando-a a outras carreiras de igual exigência habilitacional e profissional
  3. A transição para as novas carreiras e progressão salarial
  4. A definição dos princípios do sistema de avaliação de desempenho a aplicar aos TSDTs

"Caso o Governo não dê resposta às reivindicações, os TSDTs vão paralisar novamente a nível nacional, por 24 horas, a 13 de julho”, avisam.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório