Desativado Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil em Arouca

A Câmara de Arouca desativou hoje o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil que tinha sido ativado na sequência do incêndio florestal que lavrou na semana passada naquele concelho do distrito de Aveiro.

Proteção Civil considera "situação muito mais estável" quanto aos incêndios

© Lusa

Lusa
04/08/2025 16:40 ‧ há 7 horas por Lusa

País

Incêndios

A decisão foi tomada durante a reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil que decorreu hoje de manhã.

 

"Considerando que o motivo que desencadeou a ativação do Plano Municipal de Emergência Proteção Civil na passada semana se encontra em resolução e após auscultar a Comissão Municipal de Proteção Civil, determino (...) a desativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Arouca, com efeitos a partir das 11:30 horas", refere o despacho assinado pela presidente da Câmara, Margarida Belém.

Quando aos prejuízos provocados pelo incêndio, fonte da autarquia disse que ainda não é possível avançar com uma informação mais precisa sobre os danos, estando a prosseguir o apuramento dos mesmos.

"A área ardida apresenta uma mancha de 3900 hectares, tendo-se verificado a existência de várias ilhas no meio por arder, o que fará reduzir esta área de forma significativa", referiu a mesma fonte.

O incêndio que lavrou entre 28 de julho e sexta-feira em Arouca, e que alastrou aos concelhos de Castelo de Paiva e de Cinfães, foi combatido por mais de 700 operacionais e vários meios aéreos, tendo consumido uma área de cerca de 4.000 hectares de floresta.

O fogo provocou danos numa casa devoluta, alguns anexos agrícolas e pequenos danos em duas habitações, tendo ainda destruído parte dos Passadiços do Paiva, uma das principais fontes de receita para a economia local de Arouca.

Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 16:00 mantinham-se no local 75 operacionais e 29 viaturas em vigilância.

Leia Também: Apicultores de Arouca queixam-se da falta de apoio dos bombeiros

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas