Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Fórmula de cálculo das notas dos alunos "não sofre qualquer alteração"

Ministério da Educação refere que consequências da greve às avaliações “são manifestamente desproporcionadas face à adesão verificada”.

Fórmula de cálculo das notas dos alunos "não sofre qualquer alteração"
Notícias ao Minuto

20:11 - 22/06/18 por Melissa Lopes

País Exames

O Governo esclareceu esta sexta-feira que a fórmula de cálculo dos alunos, tanto para efeitos de conclusão do Ensino Secundário, quanto para efeitos de acesso ao Ensino Superior “não sofre qualquer alteração pelo facto de os alunos serem admitidos condicionalmente”.

Tal esclarecimento, é sublinhado numa nota enviada às redações, "surge na sequência de várias interpretações erradas que têm sido feitas", decorrentes do facto de alunos do Ensino Secundário irem a exame nacional sem estar concluída a avaliação interna. 

Na mesma nota, o Ministério da Educação esclarece também, que “o pedido de serviços mínimos visa o cumprimento” do calendário de acesso ao Ensino Superior e a garantia de que todos os alunos que o pretendam se podem candidatar à continuação de estudos”.

Quanto às matrículas, refere a tutela que “as escolas receberam instruções para iniciar o processo de matrículas e constituição de turmas com base no número de turmas previstas em rede”.

Por fim, sobre o impacto da greve às avaliações, o Ministério de Tiago Brandão Rodrigues, sublinha que, “face aos dados disponibilizados pelas escolas até ao momento, a taxa de adesão à greve nesta última semana, nos anos sem exame, é inferior a 10%, afetando cerca de 90% dos alunos, que estão por avaliar”.

Tal demonstra, na ótica do Governo, “que esta é uma greve cujas consequências para os restantes professores e sobretudo para os alunos são manifestamente desproporcionadas face à adesão verificada”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório