Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Simplex: Em 11 anos, o que mudou no país?

‘Parece magia mas é SIMPLEX!’ enaltece o Governo ao fazer um abalanço do programa que nasceu em 2006.

Simplex: Em 11 anos, o que mudou no país?
Notícias ao Minuto

15:30 - 11/06/18 por Melissa Lopes

País Secretaria de Estado

O Simplex, programa que nasceu em 2006 com a bandeira da simplificação administrativa e modernização dos serviços públicos, tem já 11 anos.

Em comunicado, o Governo faz um balanço do impacto do programa.

“Em 11 anos de Simplex foram concretizadas mais de 1.200 medidas para simplificar a vida dos cidadãos e das empresas na sua relação com o Estado e modernizar os serviços públicos, com impactos na economia, na vida das pessoas e nas condições de trabalho dos funcionários da administração pública”, refere a nota do gabinete da secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa.

O Governo considera que o impacto das medidas do Simplex+ na vida dos cidadãos e das empresas “é muito significativo” e reflecte-se em “menos deslocações, menores tempos de espera, eliminação de obrigações, de declarações, anexos e formulários”.

As vantagens do Simplex não se ficam por aí. “Hoje, os cidadãos auferem a tarifa social da eletricidade, entregam o seu IRS e compram medicamentos sem papéis, renovam a carta de condução sem sair de casa e simulam a sua pensão à distância de um clique. (…) as empresas são constituídas em menos de uma hora, os gerentes e administradores assinam digitalmente em nome da empresa e as declarações mensais de remunerações dos trabalhadores são automáticas”, destaca o Governo, adiantando que, com apenas 13 medidas do Simplex+2016, as empresas pouparam 600 milhões de euros em encargos administrativos.

A secretaria de Estado vangloria-se com o facto de o Simplex ser “sinónimo de agilidade, proximidade e simplicidade na relação entre cidadãos, empresas e o Estado”. E se tudo é mais simples hoje, nota, “não é magia”. Esse é, aliás, o lema da campanha feita por ocasião do lançamento do Simplex+2018, que se realizou na quarta-feira passada e para o qual foi convidado o mágico Luís de Matos.

E o que é que mudou efetivamente com 11 anos de Simplex?

"Serviços como a casa pronta online, o IRS automático, o registo de nascimento na maternidade, o simulador de pensões, a renovação da carta de condução sem sair de casa, a declaração mensal de remunerações automática, o casamento online, as matrículas escolares online, o espaço óbito ou o agendamento de passaporte não aparecem por magia, são Simplex", destaca por fim a secretaria de Estado. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório