Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Parece magia, mas não é. Governo celebra SIMPLEX com Luís de Matos

O mágico Luis de Matos foi escolhido para dar a cara pelo programa nacional de simplificação administrativa, que, segundo o Governo, como por magia tornou mais simples a vida dos portugueses.

Notícias ao Minuto

13:03 - 04/06/18 por Tiago Miguel Simões

País Secretaria de Estado

O mágico Luís de Matos juntou-se ao Governo Português para promover o SIMPLEX, programa nacional para a simplificação administrativa e modernização dos serviços públicos, como se de magia se tratasse.

“Em 11 anos de SIMPLEX foram concretizadas mais de 1.200 medidas para simplificar a vida dos cidadãos e das empresas na sua relação com o Estado e modernizar os serviços públicos, com impactos na economia, na vida das pessoas e nas condições de trabalho dos funcionários da administração pública”, pode ler-se no comunicado recebido pelo Notícias ao Minuto

Ainda na mesma nota de imprensa, o gabinete da secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa destaca a melhoria que o serviço criado em 2006 trouxe à vida dos cidadãos portugueses ou a viver em Portugal. Menos deslocações, menores tempos de espera, eliminação de obrigações, de declarações, anexos e formulários”. 

Faz sobressair assim o Governo que hoje os cidadãos auferem a tarifa social da eletricidade, entregam o seu IRS e compram medicamentos sem papéis, renovam a carta de condução sem sair de casa e simulam a sua pensão à distância de um clique. Hoje, as empresas são constituídas em menos de uma hora, os gerentes e administradores assinam digitalmente em nome da empresa e as declarações mensais de remunerações dos trabalhadores são automáticas. Com apenas 13 medidas do Simplex+2016 as empresas pouparam 600 milhões de euros em encargos administrativos. 

O Simplex é um nome que todos (ou quase) todos os portugueses (e não só) conhecem bem. É sinónimo de agilidade, proximidade e simplicidade na relação entre cidadãos, empresas e o Estado, sublinha a Secretaria de Estado.

O Governo deixa ainda claro que o Simplex “é feito por pessoas para as pessoas. Não aparece por magia”. Por isso, no lançamento do Simplex+ 2018, que se realiza esta quarta-feira, dia 6 de junho, o mágico Luis de Matos irá falar em nome de todas as pessoas que construíram o Simplex e recordar serviços como a casa pronta online, o IRS automático, o registo de nascimento na maternidade, o simulador de pensões, a renovação da carta de condução sem sair de casa, a declaração mensal de remunerações automática, o casamento online, as matrículas escolares online, o espaço óbito ou o agendamento de passaporte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório