Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Câmara de Lisboa vai reembolsar manuais escolares até "final de julho"

A Câmara Municipal de Lisboa vai reembolsar os encarregados de educação dos alunos do 2.º e 3.º ciclos, pelo dinheiro gasto pelos encarregados de educação com os manuais escolares, até ao "final de julho".

Câmara de Lisboa vai reembolsar manuais escolares até "final de julho"
Notícias ao Minuto

19:50 - 22/05/18 por Lusa

País Educação

De acordo com um e-mail enviado pelo gabinete do vereador da Educação e dos Direitos Sociais, Ricardo Robles (BE), às associações de pais, e ao qual a agência Lusa teve acesso, "o reembolso será transferido pelas escolas para as contas bancárias indicadas até ao final de julho".

Em declarações à Lusa a 19 de abril, Robles tinha apontando que o objetivo era ter "esta questão fechada até ao final do ano letivo".

A 8 de março passado, a Câmara Municipal de Lisboa anunciou que recebeu quase cinco mil pedidos de reembolso do valor gasto nos manuais escolares dos alunos que frequentam o segundo e terceiro ciclos nas escolas públicas da capital.

Para terem direito ao reembolso do dinheiro gasto em manuais escolares, os encarregados de educação tiveram de entregar na secretaria do agrupamento a que pertence a escola um formulário preenchido com a descrição dos manuais adquiridos e a fatura dos manuais com o número de identificação fiscal do aluno ou do encarregado de educação.

A gratuitidade dos manuais escolares para os alunos das escolas públicas do concelho foi uma das medidas constantes no acordo para a governação da cidade de Lisboa, firmado entre o PS e o BE, e deverá custar aos cofres municipais cinco milhões de euros, estimou o vereador bloquista no início de novembro, aquando da apresentação do acordo.

O valor dos manuais será transferido pela Câmara Municipal para cada agrupamento escolar. A primeira tranche, de 348 mil euros, já foi aprovada pelo executivo, e Ricardo Robles precisou, em abril, que "agora é processo burocrático".

Relativamente à extensão da gratuitidade dos manuais escolares ao secundário da rede pública de Lisboa, prevista para o próximo ano letivo de 2018/2019, a nota enviada hoje às associações de pais refere que serão "disponibilizadas mais informações até ao final do mês de junho".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório