Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Infarmed: Medicamentos genéricos são cada vez mais opção

Comparticipação do SNS de medicamento genérico para o colestrol, por exemplo, gerou uma redução da despesa de 1,3 milhões de euros para o SNS e de 1,4 milhões de euros para o utente nos primeiros três meses do ano, sublinha o Infarmed.

Infarmed: Medicamentos genéricos são cada vez mais opção
Notícias ao Minuto

10:24 - 18/05/18 por Melissa Lopes

País Balanço

A quota de mercado dos medicamentos genéricos ultrapassou, pela primeira vez, a fasquia dos 48%, informa o Infarmed em comunicado, dando conta de uma subida de 1,2 pontos percentuais face ao trimestre homólogo, para uma quota de 48,2% no primeiro trimestre do ano.

Tal aumento, justifica a Autoridade Nacional do Medicamento, deve-se a uma maior sensibilização para a utilização destes medicamentos, que têm a mesma eficácia, segurança e qualidade que os medicamentos originais.

O Infarmed refere que no grupo de medicamentos que têm genéricos comercializados (mercado concorrencial), a quota é já de 64%, ou seja, dois em cada três medicamentos dispensados são genéricos.

A introdução no mercado comparticipado do SNS do genérico da Rosuvastatina (para o colesterol) gerou uma redução da despesa de 1,3 milhões de euros para o SNS e de 1,4 milhões de euros para o utente no primeiro trimestre de 2018, face ao período homólogo.

Apesar desta redução, foram dispensada mais 19 mil embalagens (+7,5%) deste medicamento, que já superou 50% no mês de março. O preço por embalagem já caiu 30% (-12,83 €) face ao período homólogo, revela ainda o organismo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório