Já se sabe que serão 43 países a assistir, em direto, a esta 63.º edição do Festival Eurovisão da Canção, realizada pela primeira vez em Lisboa, mas ter-se-á ideia dos números envolvidos na organização deste certame? Com isso em mente, a organização publicou, este sábado, um vídeo (ver abaixo) com alguns dados sobre os bastidores.
Para organizar aquele que é um espetáculo coreografado ao segundo, foram precisos mais de 1100 colaboradores e 440 voluntários. Os artistas fazem-se acompanhar por 1330 membros de delegações
A transmissão das imagens fica a cargo de 225 operadores de câmara, a trabalhar de forma rotativa, certamente, com cerca de 30 câmaras. O palco de 460 metros quadrados é o centro das atenções, claro, mas foram ainda precisas 2632 lâmpadas, 239 altifalantes, 232 microfones e 200 quilómetros de cabo para que tudo funcionasse ao mais alto nível.
Um dado curioso: há 50 quilos de confetti para a canção vencedora. Um momento que será devidamente registado por muitos dos 1400 jornalistas creditados para o espetáculo no Altice Arena.
3 hours to go until the biggest party of the year! To get you in the mood, here are some interesting facts on what's behind the huge production of the #Eurovision Song Contest. #AllAboard pic.twitter.com/WCbsvloqft
— Eurovision (@Eurovision) 12 de maio de 2018