Filas de horas e desmaios: Novo sistema lança caos no Aeroporto de Lisboa

Em causa estão os novos sistemas de controlo de fronteiras. Quem chega à capital portuguesa e vem de fora da dos 27 países da União Europeia (UE) está a enfrentar várias horas de fila e até há relatos de desmaios.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
22/05/2025 08:18 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto

Economia

fronteiras

Os novos sistemas de controlo de fronteiras, que foram implementados no Aeroporto de Lisboa, estão a gerar o caos. Quem chega à capital portuguesa e vem de fora da dos 27 países da União Europeia (UE) está a enfrentar várias horas de fila e até há relatos de desmaios.

 

O caos começou há mais de uma semana, devido a intervenções no sistema informático, sendo que isto coincide com o arranque das novas máquinas de controlo de fronteiras, de acordo com a TVI. 

O sistema inclui uma nova forma de avaliar os documentos e esta poderá ser uma das razões que explica as várias horas de espera, segundo o mesmo canal, que aponta para relatos de pessoas que até já se sentiram mal

"Péssima experiência", disse uma passageira, em declarações à TVI enquanto esperava. 

Novos sistemas de controlo de fronteiras "estão 100% operacionais"

O Sistema de Segurança Interna (SSI) anunciou, na quarta-feira, que ficou concluída com sucesso a implementação dos novos sistemas 'VIS4EES', 'Passe+' e 'Portal Fronteiras' nas fronteiras aéreas e marítimas ao nível europeu.

Um comunicado conjunto de todos os organismos que compõem o SSI, anuncia que a "operação decorreu durante a última noite [de terça-feira] e foi considerada bem-sucedida" e que "todas as tarefas previstas foram executadas com sucesso, tanto do ponto de vista técnico, como operacional".

A nota esclarece que "a monitorização da operação prosseguirá nos próximos dias, sempre com total articulação entre as entidades nacionais responsáveis pelo controlo de fronteiras e migração".

Num balanço que considera positivo, o SSI garante que os novos sistemas "estão 100% operacionais", sem registo de qualquer interrupção ou quebra de serviço durante o dia, tendo sido executada uma "validação eficaz dos componentes biométricos e da interoperabilidade entre as diferentes plataformas envolvidas".

Destaca também que decorreu uma "otimização contínua do tempo médio de validação documental, sem comprometer os padrões de segurança, nem com impacto significativo nos tempos de espera face ao habitual".

O SSI explica que, como "próximos passos", os resultados "serão analisados e ponderados com as instâncias nacionais e europeias competentes".

"Este marco insere-se na estratégia de preparação de Portugal para o novo quadro europeu de controlo de fronteiras, garantindo maior inovação, maior interoperabilidade no espaço Schengen e maior segurança", sublinha nota.

Segundo o SSI, "o envolvimento coordenado de todas as entidades permitiu testar com sucesso a robustez, eficiência e escalabilidade das soluções implementadas, colocando Portugal num lugar de destaque a nível europeu no cumprimento desta operação".

O SSI sublinha que estes sistemas "trazem uma gestão mais automatizada, rigorosa e eficiente da entrada e saída de cidadãos nacionais e estrangeiros no espaço Schengen, com impacto direto no controlo de vistos, registo biométrico e histórico de movimentos de cidadãos de países terceiros".

Leia Também: Novos sistemas de controlo de fronteiras em aeroportos e portos marítimos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas