Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

PCP quer mais funcionários nas escolas de Ílhavo

O PCP manifestou-se hoje solidário com a comunidade escolar de Ílhavo, que reclama a admissão de mais auxiliares, considerando que a sua falta compromete o funcionamento de algumas escolas.

PCP quer mais funcionários nas escolas de Ílhavo
Notícias ao Minuto

11:22 - 14/02/18 por Lusa

Política Ensino

Em comunicado, aquele partido "exige medidas de urgência", reclamando que sejam contratados mais 18 funcionários, sendo dez para o Agrupamento de Escolas de Ílhavo, e oito para o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, no mesmo concelho do distrito de Aveiro.

Lembrando que o descontentamento dos pais, alunos, professores e funcionários, com quem se solidariza, foi até já expresso "em ações de luta na semana passada", o PCP atribui responsabilidades às políticas seguidas por sucessivos governos do PS e PSD/CDS.

Para o PCP, a falta de trabalhadores não docentes tende a agravar-se, "com o empurrar de responsabilidades do Estado central para a administração local, tantas vezes sem meios e competências para lidar com as responsabilidades que lhes são delegadas".

"O caso das escolas de Ílhavo não só não é exceção, como salta à vista de forma cada vez mais gritante, dado que, o número de funcionários, é tão escasso que pode mesmo comprometer o funcionamento de algumas das escolas dos dois agrupamentos existentes no concelho, tal como os pais de uma escola assinalaram recentemente", salienta.

No comunicado, os comunistas de Ílhavo afirmam que a atual situação "é insustentável e compromete o bom funcionamento, a higiene e até a segurança de toda a comunidade escolar".

No dia 08 as portas do Centro Escolar da Nossa Senhora do Pranto, que só tem duas funcionárias ao serviço, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Ílhavo, apareceram fechadas a cadeado, depois de na véspera ter havido uma reunião de pais para debater a situação e que havia decidido organizar um abaixo-assinado de protesto, a enviar ao Ministério da Educação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório