Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

A 'porta' de Soares fechou de vez. FC Porto vence e é novamente líder

Goleada sobre o Desportivo de Chaves permite aos dragões regressar à liderança do campeonato. Soares foi o jogador em destaque no triunfo azul e branco.

A 'porta' de Soares fechou de vez. FC Porto vence e é novamente líder
Notícias ao Minuto

17:55 - 11/02/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Liga

Resumo: A velha máxima ‘Soares é fixe’, usada para o falecido antigo primeiro-ministro Mário Soares, acenta que nem uma luva neste jogo. Em Trás-os-Montes, o FC Porto venceu o Desporto de Chaves por 4-0, com os dois primeiros golos a ficarem a cargo de... Tiquinho Soares.

Num início de jogo eletrizante, as duas equipas mostraram garra e vontade de lutar pela vitória. Contudo, desde cedo, o FC Porto puxou dos galões e o Chaves pouco pôde fazer, apesar de entrar bem na partida.

Sérgio Conceição apostou num 4x2x3x1, com Otávio a jogar atrás dos avançados, que rapidamente deu frutos. Soares fez o primeiro golo dos azuis e brancos aos 15 minutos, depois de uma assistência de Sérgio Oliveira. Em desvantagem, a equipa de Luís Castro teve de fazer pela vida. O esforço e o querer estavam lá, mas o pragmatismo do FC Porto impediu os flavienses de sonharem.

O relógio marcava ainda 28 minutos e Soares já ampliava a vantagem. Tremenda eficácia do camisola 29 dos dragões que, com um autêntico míssil, fechou a porta que Sérgio Conceição disse estar entreaberta depois do desaguizado no jogo frente ao Sporting, a contar para a meia-final da Taça da Liga.

Após o 2-0, o FC Porto começou a desacelarar à espera do intervalo. Ritmo mais lento e segurança na posse de bola foram ingredientes no jogo dos dragões. No segundo tempo, mesmo sem colocar novamente o pé a fundo, os dragões chegaram ao terceiro golo. Depois de uma boa combinação com Otávio, Marega rematou o esférico que, apesar de ir com um efeito estranho, acabou no fundo das redes flavienses. Estava feito o 3-0 aos 58 minutos.

O Chaves ficou ciente de que pouco podia fazer a partir daqui. Contudo, Luís Castro pediu “atitude” aos seus jogadores, que sentiam que este resultado era demasiado pesado para aquilo que fizeram perante os seus adeptos esta tarde. Pedro Tiba ainda tentou o golo de honra dos transmontanos, mas o disparo não foi suficiente para bater José Sá.

Antes do fim, tempo ainda para um momento mágico. Aos 90 minutos, Herrera picou a bola, Sérgio Oliveira recebeu no peito e, sem deixar cair, fez o quarto golo dos dragões. 4-0 foi o resultado final da partida. Dois tentos de Soares, um golo atabalhuado de Marega e uma obra-prima de Sérgio Oliveira voltam a colocar o FC Porto no lugar em que estava à partida para esta 22.ª jornada: na liderança do campeonato.

_______________________________________________________________________________________

Onze do FC Porto: José Sá, Maxi Pereira, Felipe, Reyes, Alex Telles, Sérgio Oliveira, Herrera, Otávio, Corona, Marega e Soares.

Onze do Chaves: António Filipe; Paulinho, Filipe Melo, William, Bressan, Domingos Duarte, Maras, Pedro Tiba, Djavan, Matheus Pereira e Davidson.

Depois de ver o Benfica passar para a frente do campeonato, o FC Porto quer voltar ao lugar em que começou à partida para esta 22.ª jornada. Para isso, os dragões terão de passar num difícil teste em trás-os-montes, diante do Desportivo de Chaves.

Sem querer pensar no jogo desta semana frente ao Liverpool, Sérgio Conceição quer a equipa focada no encontro de hoje, uma vez que é "nestes jogos que se perdem campeonatos". 

O técnico dos azuis e brancos espera um jogo difícil até porque o Chaves "só tem duas derrotas em casa e foram no início do campeonato". E o fator casa vai pesar, porque "as gentes de Chaves são muito apaixonadas pelo clube e pelo futebol".

Fique connosco e acompanhe as principais incidências da partida que terá início às 16h00.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório