Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Guterres pede "mais unidade e coragem" para ultrapassar desafios mundiais

O secretário-geral da ONU, António Guterres, apresentou hoje na Assembleia Geral as suas 12 prioridades para o ano de 2018, dizendo que é necessária "mais unidade e coragem" para ultrapassar os grandes desafios mundiais.

Guterres pede "mais unidade e coragem" para ultrapassar desafios mundiais
Notícias ao Minuto

16:28 - 16/01/18 por Lusa

Mundo ONU

"Precisamos de mais unidade e coragem para enfrentar os mais urgentes testes de hoje, acalmar os medos das pessoas que servimos, e colocar o mundo no caminho de um futuro melhor", disse Guterres.

O português enumerou uma longa lista de prioridades, incluindo a promoção de "um novo acordo para uma globalização justa", dizendo que "não há nada inevitável quanto à pobreza, desigualdade ou distribuição desnivelada dos benefícios da globalização".

O secretário-geral disse que era preciso multiplicar as ações contra as mudanças climáticas, captar melhor os benefícios da migração e da tecnologia, ao mesmo tempo que protege contra os seus perigos.

"A migração é um fenómeno positivo global e os países precisam criar mais oportunidades para a migração legal, bem como para as pessoas viverem e trabalharem com dignidade nos seus países", afirmou Guterres.

O diplomata referiu ainda a desnuclearização da península coreana, a situação do Médio Oriente, o fortalecimento da parceria entre a ONU e a União Africana, e a remoção dos obstáculos que permitem a continuação de conflitos na Europa.

O português disse também que pretende manter as atenções da ONU no contra-terrorismo, no fortalecimento das suas missão de paz, na reversão do êxodo dos Rohingya em Myanmar e em ultrapassar a falsa contradição entre direitos humanos e soberania nacional.

"Todas estas prioridades requerem o empoderamento de mulheres e meninas, que são desproporcionalmente afetadas por muitos destes problemas", explicou Guterres.

No seu discurso, o português disse também que, na segunda-feira, tinha alcançado antes do prazo uma das suas promessas: conseguir a paridade de género nas 44 posições sénior de gestão da ONU.

António Guterres sublinhou ainda que "mesmo confrontados com ventos contrários e ódio", todos "temos de fazer cumprir os valores da Carta da ONU".

"Toda a gente, em todo o lado, pode fazer algo para tornar o nosso mundo mais seguro, sustentável e protegido", disse o secretário-geral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório