Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

CUF investe 55 milhões de euros em nova fábrica de cloro em Espanha

A CUF vai investir 55 milhões de euros numa nova fábrica de produção de cloro, soda cáustica, hipoclorito de sódio e ácido clorídrico em Espanha, para reforçar a sua posição no mercado ibérico, foi hoje anunciado.

CUF investe 55 milhões de euros em nova fábrica de cloro em Espanha
Notícias ao Minuto

13:23 - 20/11/17 por Lusa

Economia Mercado

"A área da indústria química do Grupo José de Mello celebrou um acordo com a Solvay com o objetivo de investir numa nova unidade de produção de cloro, soda cáustica, hipoclorito de sódio e ácido clorídrico na localização que esta multinacional química detém em Torrelavega, na região espanhola da Cantábria", refere a CUF em comunicado.

Em declarações à Lusa, o presidente do Conselho de Administração da CUF, João de Mello, afirmou que a nova fábrica "vai gerar entre 35 a 40 novos postos de trabalho e dar emprego, direta e indiretamente, a 100 pessoas".

A CUF pretende realizar um investimento de 55 milhões de euros, de forma a garantir a aquisição de algumas unidades produtivas da Solvay, bem como a construção de uma nova unidade de produção de cloro com tecnologia de membrana, considerada como "a mais moderna e amiga do ambiente" e que a CUF já utiliza há vários anos na sua fábrica de Estarreja, em Portugal.

A nova fábrica irá ter uma capacidade instalada de produção anual de 68.000 toneladas de cloro, o que permitirá à CUF dar continuidade à sua estratégia de ser um dos principais produtores ibéricos na cadeia de valor do cloro-álcalis.

O presidente do Conselho de Administração da CUF, João de Mello, citado no comunicado, esclareceu que, "com este forte investimento em Espanha, a CUF reforça a sua posição de liderança no mercado ibérico de cloro e produtos clorados, cumprindo o desiderato de implementação da sua estratégia".

Entre os diversos acordos alcançados pelas duas empresas, além da venda de ativos, também se assinou um acordo para o arrendamento do solo industrial, bem como um acordo para o fornecimento de serviços que a multinacional belga Solvay garante, nomeadamente, a manutenção industrial e apoio de laboratório, logo que a CUF ponha em funcionamento a nova fábrica de produção de cloro com tecnologia de membrana, o que deverá acontecer no prazo de dois anos.

A CUF é o maior produtor português no setor da química industrial. Atua nos químicos industriais (químicos orgânicos -- anilina e derivados -- e químicos inorgânicos -- produtos cloro-álcalis) e dos materiais nano-estruturados.

A CUF possui complexos industriais em Estarreja, Coimbra e Pontevedra e exporta para a Europa Ocidental e de Leste, Brasil, África, Médio e Extremo Oriente e Austrália.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório