Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Já bebeu café? Estes pacotes de açúcar têm mensagens que deve partilhar

Por todo o país, há cinco milhões de pacotes de açúcar a alertar para sinais da doença de alzheimer. Tire-lhe uma fotografia e partilhe-o nas suas redes sociais com as hastags #10sinaisdealertadoençadealzheimer e #alzheimerportugal.

Já bebeu café? Estes pacotes de açúcar têm mensagens que deve partilhar
Notícias ao Minuto

09:18 - 15/10/17 por Melissa Lopes

País Alzheimer

A Alzheimer Portugal, em parceria com a Delta Cafés, está a promover uma campanha de informação sobre os sinais de alerta da doença de alzheimer.

Durante o mês de outubro, mais de cinco milhões de pacotes de açúcar, espalhados pelos principais espaços de restauração do país, chamam a atenção para a mais comum forma de demência, faz notar a associação em comunicado.

Como com qualquer doença, é fulcral estar atento aos sinais. Os pacotes de açúcar descrevem os 10 sinais de alerta da doença de alzheimer, tais como: 

  1. Dificuldade em executar tarefas familiares;
  2. Dificuldades e problemas de linguagem;
  3. Afastamento do trabalho e da vida social;
  4. Alterações de humor e personalidade;
  5. Discernimento fraco ou diminuído;
  6. Dificuldade em perceber imagens visuais e relações espaciais;
  7. Dificuldade em planear ou resolver problemas;
  8. Perda de memória;
  9. Perda de noção de tempo e desorientação;
  10. Trocar o lugar das coisas.

Com esta campanha, a associação pretende desafiar a população a que, sempre que encontrem um pacote de açúcar com um sintoma da doença de alzheimer, tirem uma fotografia e a partilhem nas suas redes sociais utilizando as hashtags #10sinaisdealertadoençadealzheimer e #alzheimerportugal.

“A doença de Alzheimer, de causa ainda desconhecida, provoca a neurodegeneração e o consequente agravamento, progressivo e irreversível, das funções cerebrais culminando na total perda de autonomia”, explica a associação, acrescentando que a Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência no mundo. Número esse que pode atingir os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135.5 milhões. A doença de alzheimer representa cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência, segundo dados da World Health Organization de 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório