Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Leão valente tomba aos pés de Messi e companhia

O Sporting perdeu, esta quarta-feira, por 0-1, diante o Barcelona, em jogo referente à segunda jornada da Liga dos Campeões.

Leão valente tomba aos pés de Messi e companhia
Notícias ao Minuto

21:38 - 27/09/17 por Andreia Brites Dias

Desporto Liga dos Campeões

Em Alvalade, manda o leão. Foi assim, pelo menos, até ao minuto 49’, quando Coates teve a infelicidade de trair Rui Patrício e assinar um autogolo. Num jogo bastante equilibrado, o Sporting lutou de igual para igual com o líder do campeonato espanhol, porém, acabou por sair com uma derrota por 0-1.

Leão de peito feito

A estratégia de Jorge Jesus estava bem montada e passava, também, por reduzir o espaço ao 'astro' argentino que, pouco depois de entrar em campo, já estava a causar estragos, com uma bola a rasar o poste de Rui Patrício, na sequência de um livre (10').

Mas a habilidade de Messi não assustou a equipa da casa. Pelo contrário. Piccini não foi de meias medidas e, assim que pôde, encheu o pé em direção às redes de Ter Stegen e também 'lascou' tinta (18').

E não foi o único. Bruno Fernandes – que recebeu elogios de Valverde na conferência de imprensa de antevisão ao encontro – quase fez um daqueles "golos fantásticos" que o treinador do Barcelona apontou, mas Umtiti tirou o 'pão da boca' ao português, com um excelente corte (21').

Bem organizado, tanto ofensivamente como defensivamente, - com Mathieu a anular muito bem Lionel Messi -, o Sporting mostrava que queria disputar o resultado olhos nos olhos e continuava a arriscar, com Bruno Fernandes com o papel principal (30').

Perto do intervalo, depois de Mathieu ter impedido um cabeceamento quase certeiro de Suárez, Doumbia podia ter feito Alvalade saltar, mas acabou por cair à entrada da grande área. O juiz do encontro considerou simulação – e por isso recebeu um cartão amarelo -, mas a verdade é que o avançado teve de ser assistido e… substituído por Bas Dost.

Infelicidade de Coates…

Depois de uma primeira parte que deixou boas indicações, o Sporting contava manter a pressão junto da baliza de Ter Stegen. No entanto, não foi bem assim… Aos 49 minutos, uma infelicidade de Sebastián Coates, num lance dividido com Suárez, acabou com um autogolo.

Perante o erro do 'patrão', a equipa leonina não foi de 'modas' e 'fez-se ao caminho'. Depois de Bas Dost ter caído na grande área por alegada falta de Rakitic - o árbitro deixou seguir -, Bruno Fernandes teve, nos pés, o golo do empate, com Ter Stegen a ficar com o papel de 'salvador' (71'). 

Nos últimos quinze minutos, Jorge Jesus – talvez a pensar no FC Porto – ainda tirou Acuña para a entrada de Bruno César. Muito perto do apito final, Rui Patrício mostrou por que é que é um dos campeões europeus e negou o golo a Paulinho. 

Momento do jogo: Com o marcador por inaugurar, aos 49 minutos, Sebastián Coates assinou um autogolo que deu a vantagem à equipa do Barcelona. Num momento em que o jogo ainda estava em aberto, dificultando a ação do Sporting, depois desse momento. 

______________________________________________________________________________________________

'Onze' do Sporting: Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu, Fábio Coentrão; William, Battaglia, Gelson, Acuña; Bruno Fernandes e Doumbia.

'Onze' do Barcelona: Ter Stegen; Nélson Semedo, Piqué, Umtiti, Jordi Alba; Busquets, Sergi Roberto, Rakitic; Iniesta, Messi e Luis Suárez.

Antevisão: Esta é apenas a quinta vez na história do futebol que Sporting e Barcelona medem forças, em jogo referente à segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O espetáculo está prometido, resta saber se é para colocar a 'carne toda no assador'. 

O leão é o rei da selva e que ninguém ouse 'mandar' no seu território. No entanto, este Barcelona não é uma 'presa' qualquer. Para além de Messi e 'companhia', os comandados de Valverde seguem invictos na liga espanhola - com 18 pontos em seis jogos. 

Depois da vitória, em Camp Nou, por 3-0, diante a Juventus, na primeira jornada da Liga Milionária, a equipa catalã procura manter a senda vitoriosa em todas as competições e garantir o melhor lugar possível para continuar na prova.

Pelos lados de Alvalade, o Sporting está, atualmente, na fase menos positiva da temporada. Após um 'rol' de vitórias, a formação de Jorge Jesus arrecadou dois empates nos dois últimos encontros - para Taça da Liga e I Liga. Porém, não se deixou ficar para trás e somou um triunfo na Grécia, diante o Olympiacos, de forma a defrontar o Barcelona olhos nos olhos. 

Conta-nos a história que das quatro vezes em que as duas equipas mediram forças, o clube da Catalunha está em vantagem, uma vez que venceu em três ocasiões. A única vez que os verde e brancos saíram de um duelo com os culés com um sorriso foi em 1986, para a Taça UEFA, com um triunfo por 2-1. 

Os dados estão lançados e as duas equipas entram em campo com os mesmos pontos. Apesar das realidades diferentes, os leões contam com a força dos seus adeptos para 'uma noite feliz'. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório