Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Visitas de estudo e refeições comparticipadas entre medidas na Educação

Primeiro-ministro e ministro da Educação estiveram em Matosinhos a falar sobre o ano letivo que agora se inicia. Visitas de estudo pagas para alunos com ação social e refeições comparticipadas no Natal e na Páscoa são algumas das medidas anunciadas pelo Governo.

Visitas de estudo e refeições comparticipadas entre medidas na Educação
Notícias ao Minuto

13:19 - 06/09/17 por Inês André de Figueiredo

País Governo

António Costa e Tiago Brandão Rodrigues estiveram, esta manhã, numa escola de Matosinhos, onde anunciaram medidas para a Educação, tanto para este ano letivo, como para o próximo.

O primeiro-ministro reforçou que o “maior défice” a vencer é o do conhecimento e que essa é uma área de enorme preocupação para o Executivo, referindo que uma das batalhas fundamentais será a da universalidade.

Uma das medidas destacadas por Costa foi a “aposta no pré-escolar”, em que se espera “mais sucesso educativo”. Para isto serão abertas 70 novas salas de pré-escolar este ano letivo.

A redução do número de alunos por turma é também um ponto fundamental para o primeiro-ministro. “Gostávamos de o poder fazer já em todas as turmas, mas não temos meios para isso e não podemos andar com avanços e recuos”, frisou. Para já estão incluídos 20 agrupamentos.

A flexibilização e o reforço de autonomia das escolas será também importante, sendo que o primeiro-ministro falou numa necessidade de “confiar na comunidade educativa e nos docentes” que conhecem melhor a realidade dos alunos e da região em que ensinam.

Antes do primeiro-ministro, já o ministro da Educação, Brandão Rodrigues, havia falado em mudanças no setor, sendo que entre elas foi anunciado que o Governo se prepara para arrancar com obras em 500 escolas do país, um investimento de 350 milhões de euros de fundos comunitários.

Este ano já haverá nas escolas portuguesas mais 1.500 assistentes operacionais e próximo ano letivo existirá um aumento de 500 profissionais.

A criação do terceiro escalão na ação social escolar, as visitas de estudo pagas para alunos com ação social e as refeições comparticipadas no Natal e na Páscoa são algumas das medidas anunciadas pelo Governo.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório