Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Champions: Águias e dragões aplaudem reencontros. Leões 'choram' azar

Sorteio da fase de grupos obriga jogadores como Lindelof, Matic, Quaresma ou Pepe a regressarem às origens. Possíveis boas notícias para Benfica e FC Porto, mas, tal como em 2016/17, é novamente o Sporting quem mais se pode queixar do azar.

Champions: Águias e dragões aplaudem reencontros. Leões 'choram' azar
Notícias ao Minuto

07:46 - 25/08/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Sorteio

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões proporcionou todo o tipo de sentimentos aos adeptos dos três ‘grandes’ do futebol português.

O Benfica será, certamente, aquele que mais motivos terá para sorrir. Como cabeça de série, teve a ‘benesse’ de ficar num grupo, pelo menos teoricamente, bem mais acessível do que o dos rivais.

O mesmo não se pode dizer do FC Porto que ficou, provavelmente, no mais equilibrado grupo de toda a prova.

Já o Sporting… Tendo ficado no último pote, já se augurava vida complicada, mas encontrar pela frente Barcelona e Juventus, é, claramente nota de azar, à imagem do que aconteceu no último ano, com Real Madrid e Borussia Dortmund.

Confira a análise do Desporto ao Minuto aos grupos dos três clubes que irão representar Portugal na Liga dos Campeões.

Benfica: Um passeio… traiçoeiro?

Manchester United – De longe, o mais complicado adversário neste grupo. Jogadores como Pogba, Mata ou Lukaku prometem não facilitar a vida aos encarnados. Por outro lado, o regresso de Victor Lindelof, Nemanja Matic e José Mourinho à Luz será, certamente, um grande aperitivo para os adeptos.

Basileia – Seis anos depois, os suíços estão de regresso à Luz, onde, da última vez, arrancaram um empate. Desde então, o Basileia conquistou por seis vezes o campeonato suíço. O último contou com o precioso contributo de… Seydou Doumbia, agora jogador do Sporting, que foi rendido por Ricky van Wolfswinkel, também ele com passagem por Alvalade.

CSKA Moscovo – Os russos estão, mais uma vez, no caminho dos portugueses. Desta feita, do Benfica. A última vez que o fez foi contra o Sporting, que eliminou do playoff de acesso à Liga dos Campeões, em 2015, pelos pés de… Doumbia.

Sporting: Pior era difícil

Juventus – É a vice-campeã europeia em título e a hexacampeã italiana. Um cartão de visita de respeito, mas não se fica por aqui. Na passada temporada, eliminou o FC Porto dos oitavos-de-final, por um resultado agregado de 3-0, com Higuaín, Dybala e companhia a fazerem a ‘cabeça em água’ à defesa azul e branca.

Barcelona – Mais um nome de respeito, que tem em Lionel Messi a sua grande referência e promete tudo fazer para não sentir saudades de Neymar, que partiu para o PSG. A última vez que defrontou os leões foi tudo menos positiva: veio a Alvalade e venceu por 5-2, em 2008.

Olympiacos – O crónico campeão grego – já lá vão sete vezes consecutivas – vem a Portugal tentar passar a fase de grupos, o que não acontece desde 2014. Na altura, para o conseguir, deixou para trás o Benfica… de Jorge Jesus.

FC Porto: Equilíbrio é palavra de ordem

Monaco – Leonardo Jardim está de volta a Portugal com o objetivo de, no mínimo, voltar a surpreender o futebol europeu, ao chegar às meias-finais da Liga dos Campeões. Mas nem tudo é negativo. A primeira e única vez que estas duas equipas se defrontaram, o FC Porto venceu e conquistou a Liga dos Campeões, em 2004.

Besiktas – Pelo terceiro ano consecutivo, a equipa de Ricardo Quaresma e Pepe – que estão de regresso ao Dragão – irá enfrentar uma equipa portuguesa. Na época passada conseguiu empatar por duas vezes com o Benfica, na fase de grupos da Liga dos Campeões, e, na anterior, somou um empate e uma derrota diante do Sporting, para a Liga Europa.

Leipzig – A equipa-surpresa do campeonato alemão. Foi fundado em 2009, em 2013 ainda estava na quarta divisão e em 2016/17, na sua primeira época na Bundesliga, conseguiu o apuramento para a Liga dos Campeões. Tem na frente de ataque a sua grande força, com promessa de criação de perigo por parte de Timo Werner e… Bruma.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório