Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Novo máximo de 268 fogos registado no sábado

Os fogos nos concelhos de Ferreira do Zêzere e Tomar são os mais preocupantes, informou hoje a Proteção Civil.

Novo máximo de 268 fogos registado no sábado
Notícias ao Minuto

09:59 - 13/08/17 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País ANPC

Um novo máximo de incêndios foi registado no sábado, com 268 ocorrências, que mobilizaram 6.553 operacionais, de acordo com os dados divulgados pela Autoridade Nacional da Proteção Civil no primeiro 'briefing' deste domingo.

Patrícia Gaspar, a adjunta nacional de operações da ANPC, revelou que no sábado estes 268 incêndios foram combatidos com o apoio de 1.762 viaturas, tendo sido realizadas 103 missões com meios aéreos.

Em curso, dominadas ou em vigilância existem atualmente 510 ocorrências, as quais estão a mobilizar 3.079 operacionais.

Patrícia Gaspar afirmou que o final da tarde e início da noite de sábado foram especialmente "complicados e difíceis" para os bombeiros, nomeadamente na zona centro, tendo sido acionados um Plano Distrital de Emergência (Coimbra) e quatro Planos Municipais de Emergência, em Mirando do Corvo, Coimbra, Cantanhede e Ferreira do Zêzere.

A propósito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, que foi acionado no sábado, Patrícia Gaspar revelou estar a contar com dois módulos da unidade militar de emergência de Espanha, país que vai enviar ainda mais dois meios aéreos.

"É um sistema de complementaridade, e que felizmente tem ajudado não só os países na Europa, mas fora da Europa também. Se houver possibilidade virão mais meios aéreos. Toda a ajuda será bem vinda", disse Patrícia Gaspar.

Mantém-se o avião proveniente de Marrocos, sendo provável que outros meios aéreos venham juntar-se no âmbito de mecanismo europeu.

Segundo Patrícia Gaspar, continuam a ajudar no combate às chamas 500 meios militares.

Sobres as ocorrências em curso, a Proteção Civil destaca as mais complexas, que se situam na Mealhada, Alvaiázere, Ferreira do Zêzere, Tomar, Torres de Moncorvo e Louriçal do Campo, em Castelo Branco. Os incêndios mais graves são os do distrito de Santarém, em Ferreira do Zêzere e Tomar.

Questionada sobre as razões de tão elevado número de ocorrências, Patrícia Gaspar referiu que "a culpa não é do tempo. A meteorologia não provoca incêndios florestais, dificulta o seu combate".

A este propósito, recordou que mais de 90% das ocorrências de incêndios florestais tem intervenção humana, seja intencionalmente ou por negligência, e que ambas são crimes.

Sobre a autoria destes crimes, Patricia Gaspar referiu que este é o momento de combater os incêndios e que o apuramento da sua autoria será mais tarde, estando já no terreno as autoridades responsáveis por este trabalho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório