Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Incêndio de Pedrógão: "Há lições muito claras que todos aprendemos"

O primeiro-ministro revelou que estará em breve reunido com os presidentes de Câmara.

Incêndio de Pedrógão: "Há lições muito claras que todos aprendemos"
Notícias ao Minuto

14:25 - 17/07/17 por Inês André de Figueiredo

País António Costa

António Costa esteve na inauguração do novo terminal do Aeroporto de Faro e, em declarações aos jornalistas, falou sobre o ponto de situação dos incêndios e sobre a necessidade de reconstrução das casas o mais depressa possível.

Frisando que a “prioridade” é essa mesma reconstrução, o primeiro-ministro informou que o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, está em Pedrógão “para fazer o ponto de situação”. Neste momento já estão restabelecidas as “ligações rodoviárias, as comunicações, as redes elétricas e [estão] mais de cinco casas em estão construção”.

“Estarei lá depois de amanhã na reunião que marcámos com os presidentes de Câmara, tendo em vista arrancar com o programa piloto na área da revitalização do interior, do reordenamento da floresta, um trabalho que é necessário fazer”, frisou o chefe do Executivo.

“Uma casa arde num minuto, mas infelizmente não se reconstrói num minuto. É nesse trabalho que nos temos de concentrar”, acrescentou o primeiro-ministro.

Questionado sobre as lições a tirar destes incêndios, principalmente depois do caso de Alijó e das novas falhas do SIRESP, Costa foi perentório: “Há lições muito claras que todos aprendemos, ainda na semana passada tive oportunidade de transmitir à administração da PT como é essencial que os cabos por onde circulam as comunicações de emergência não sejam cabos aéreos, que sejam cabos que aproveitem a existência de calhas técnicas nas estradas nacionais e que, em zonas de elevado risco de incêndio, os cabos têm de estar o mais protegidos possível”, explicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório