Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Felipe defende "alternativa rentável" de abastecimento energético europeu

O rei Felipe VI de Espanha defendeu hoje a Península Ibérica enquanto "alternativa rentável para o abastecimento energético da Europa", e o interesse comum em melhorar as ligações energéticas com o resto do continente.

Felipe defende "alternativa rentável" de abastecimento energético europeu
Notícias ao Minuto

13:18 - 30/11/16 por Lusa

Mundo Rei

"Espanha e Portugal querem converter a Península Ibérica numa alternativa rentável ao abastecimento energético da Europa. Com esse fim se orientam a recente criação de um mercado ibérico do gás e a dinamização do mercado ibérico da eletricidade. Daí o nosso interesse comum em melhorar as interconexões energéticas com o resto da Europa", defendeu Filipe VI.

O Chefe de Estado espanhol discursava na Assembleia da República numa sessão solene de boas-vindas por ocasião da visita de Estado de três dias a Portugal que hoje termina em Lisboa.

Filipe VI afirmou também que os dois países, que foram pioneiros na "mundialização marítima dos séculos XV e XVI", desejam "colaborar mais na economia do mar".

As autoridades de ambos os países dedicam uma crescente atenção à economia do mar, "em setores como a pesca, os transportes, a energia e o turismo", destacou.

O rei de Espanha referiu-se ainda à "cooperação transfronteiriça modelar" em ambos os lados da raia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório