Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Coração em 3D salva a vida de um bebé

Num hospital pediátrico em Nova Iorque, uma equipa de médicos tinha uma difícil cirurgia em mãos: operar o coração de um bebé. A estratégia que usaram ? imprimir um modelo em 3D do pequeno paciente ? poderá vir a ser usada noutras desafiantes cirurgias.

Coração em 3D salva a vida de um bebé
Notícias ao Minuto

19:46 - 15/10/14 por Notícias Ao Minuto

Tech Cirurgia

A história aconteceu em julho e é agora contada pelo Cnet.com. Um bebé nasceu com um problema congénito no coração. Para o salvar, os médicos tinham de operar um coração do tamanho de uma noz, com uma margem de erro mínima.

A solução foi imprimir um coração em 3D. Esta tecnologia revolucionária tem sido cada vez mais usada. A ciência ainda não chegou ao ponto de imprimir órgãos com tecidos que pudessem substituir os órgãos originais. Mas a ciência tem também o seu quê de criatividade. E de persistência.

No coração deste bebé, tanto a aorta como as artérias pulmonares vinham do ventrículo direito. Além do mais, os exames tinham mostrado que havia um buraco no coração. Mas os exames feitos não facilitaram a vida aos médicos – faltava ainda decidir um plano cirúrgico para um caso tão específico.

Para os cirurgiões, a solução passou por imprimir um coração em 3D igual ao do bebé, que tinha o problema congénito. E foi assim que puderam fazer repetidas operações, em treino para uma cirurgia que era tão incomum quanto de risco elevado.

A impressão foi descrita como um “mapa de estradas” que permitiu aos médicos orientarem-se durante a cirurgia. E resultou. A operação foi bem-sucedida e a estratégia poderá ser recuperada noutras cirurgias de elevada dificuldade.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório