Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Exportações mantiveram trajetória de desaceleração em setembro

Em setembro de 2018, as exportações e as importações de bens aumentaram 1,7% e 0,5%, respetivamente, desacelerando ambas em relação ao mês anterior.

Exportações mantiveram trajetória de desaceleração em setembro
Notícias ao Minuto

11:00 - 09/11/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia INE

As exportações mantiveram a tendência de desaceleração em setembro, de acordo com dados divulgados pelo INE, esta sexta-feira. Em comparação homóloga, as exportações avançaram 1,7%, ao passo que as importações cresceram 0,5%. 

Porém, os números agora conhecidos revelam uma desaceleração face a agosto, mês em que as exportações cresceram 2,3% e as importações 8,7%. 

Excluindo combustíveis e lubrificantes, as exportações cresceram 3,3% e as importações aumentaram 1,7%, em comparação com os avanços de 1,3% e 1,4%, respetivamente, verificados em agosto. 

"A paragem programada das refinarias nacionais condicionou, de forma significativa, o comportamento global quer das exportações quer das importações nos meses de agosto e setembro", pode ler-se no comunicado. 

O défice da balança comercial de bens atingiu 1.203 milhões de euros em setembro de 2018, menos 49 milhões de euros que no mês homólogo de 2017.

Excluindo os combustíveis e lubrificantes a balança comercial atingiu um saldo negativo de 897 milhões de euros, correspondente a uma diminuição do défice de 53 milhões de euros em relação a setembro de 2017.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório