Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Economia doméstica deve ser falada nas escolas? Portugueses respondem

Estudo revela que quatro em cada cinco portugueses consideram que as crianças deveriam aprender mais sobre economia nas aulas.

Economia doméstica deve ser falada nas escolas? Portugueses respondem
Notícias ao Minuto

08:16 - 13/09/18 por Notícias ao Minuto

Economia Poupança

Há um novo estudo que revela que os portugueses são "muito cumpridores" relativamente ao pagamento de despesas de educação, mas há mais. De acordo com o European Consumer Payment Report da Intrum, quatro em cada cinco portugueses considera que o tema da economia doméstica deveria ser abordado nas salas de aulas.

O estudo, que recolheu dados de mais de 24 mil consumidores, em 24 países europeus, revela que em Portugal cerca de 83% consideram que as crianças deveriam aprender mais sobre economia doméstica nas escolas, um número superior à média europeia, que é de 74%, segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Por isso, é normal que os inquiridos considerem que as escolas têm um papel fundamental neste âmbito. Assim sendo, 60% dos portugueses afirma que gostaria de ter aprendido mais sobre economia doméstica na escola, mais uma vez longe da média europeia que é de 51%.

“É urgente definir novas formas de transmitir às crianças os conhecimentos necessários para responder aos desafios do futuro e as escolas precisam de assumir o seu papel e preparar adequadamente as crianças e jovens para uma nova realidade económica que os espera”, refere Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal.

Por outro lado, o estudo da Intrum concluiu que, cada vez mais, os portugueses sentem a necessidade de poupar, sendo que 14% dos inquiridos direcionou as suas poupanças para a educação, valor mais baixo do que no ano anterior (17%), mas acima da média europeia que se situou nos 9%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório