Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Cineasta ucraniano detido na Rússia recebe prémio Ukrainian ID

O cineasta ucraniano Oleg Sentsov, detido na Rússia e em greve de fome desde maio, recebeu o prémio Ukrainian ID, instituído pelo fórum internacional homónimo, pela sua "força inquebrável e luta pela liberdade", segundo a imprensa ucraniana.

Cineasta ucraniano detido na Rússia recebe prémio Ukrainian ID
Notícias ao Minuto

14:00 - 03/07/18 por Lusa

Cultura Oleg Sentsov

"Pensámos em anunciar o prémio no dia 7 de julho, mas não podemos perder nem um minuto para pressionar as autoridades russas, que continuam a manter Sentsov preso como refém, forçando-o a debater-se entre a vida e a morte", disse Natalia Zabolótnaya, presidente do Fórum Internacional Ukrainian ID.

O cineasta cumpre uma pena de 20 anos de prisão depois de ter sido declarado culpado de organizar atentados terroristas na Crimeia, península anexada pela Rússia em 2014, embora seja considerado um preso político pela Ucrânia e pelo Ocidente.

Sentsov, que foi julgado como russo apesar de nunca ter pedido a nacionalidade russa, encontra-se detido numa prisão correcional de alta segurança no Ártico russo, conhecida como "Urso Polar".

No dia 14 de maio, Sentsov decretou uma greve de fome para exigir a libertação de todos os "presos políticos" ucranianos sob detenção no país vizinho, um número que ascende aos 60, segundo Kiev.

Ativistas dos direitos humanos e artistas reconhecidos já pediram a libertação do cineasta, cuja pena consideram desproporcionada, um apelo partilhado pelos Estados Unidos, a União Europeia e outras organizações internacionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório