Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Ator que dá voz a Apu dos 'The Simpsons' admite deixar de o fazer

A representação e o sotaque da personagem geraram recentemente polémica com críticas ao estereótipo dos povos do sul da Ásia. Hank Azaria diz que deixar de dar voz à personagem "é a coisa certa".

Ator que dá voz a Apu dos 'The Simpsons' admite deixar de o fazer
Notícias ao Minuto

19:07 - 25/04/18 por Fábio Nunes

Mundo Polémica

Continuam as acusações de racismo ao criador e aos argumentistas dos ‘The Simpsons’ devido à personagem Apu, um indiano com forte sotaque que trabalha no supermercado Kwik-E-Mart. Agora foi a vez de Hank Azaria, o ator que dá voz a esta e a outras personagens da série, dizer que pode deixar de o fazer.

“A ideia de que alguém, novo ou velho, no passado ou no presente tenha sido alvo de bullying ou tenha sido gozado com base na personagem Apu, deixa-me triste. Não foi certamente a minha intenção. Queria espalhar riso e alegria com esta personagem e a ideia de que provocou dor e sofrimento de alguma forma, de que marginalizou pessoas, é perturbadora”, disse no ‘The Late Show’ de Stephen Colbert.

O ator afirmou que “abriu os olhos”, apelou a uma maior inclusão de argumentistas do sul da Ásia na série e disse que pode deixar de dar voz a Apu. “Estou perfeitamente na disposição e feliz por afastar-me da personagem ou ajudar numa transição para algo novo. Espero que seja isso que aconteça nos ‘The Simpsons’ e, não só faz sentido, como parece-me ser a coisa certa a fazer”.

Apesar da personagem já ser conhecida há mais de 20 anos do público, a polémica só estalou depois de ter estreado um documentário do comediante indiano Hari Kondabolu, 'The Problem with Apu' (‘O Problema do Apu’), que vê de uma forma negativa o estereótipo que a personagem faz das pessoas do sul da Ásia.

Notícias ao Minuto[Apu, a personagem na origem da polémica]© Getty Images

A reação a esta controvérsia num dos episódios dos ‘The Simpsons’, no qual Lisa responde à sua mãe Marge dizendo que “Algo que começou há décadas e que foi aplaudido e considerado inofensivo, agora é considerado politicamente incorreto. O que posso fazer?”, não foi bem recebida e gerou ainda mais críticas à popular série de animação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório