Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Dezoito pessoas assassinadas numa igreja na Nigéria, incluindo padres

Um grupo armado assassinou hoje pelo menos 18 pessoas, incluindo dois padres, num ataque a uma igreja católica, no estado nigeriano de Benue, segundo as autoridades da Nigéria.

Dezoito pessoas assassinadas numa igreja na Nigéria, incluindo padres
Notícias ao Minuto

17:30 - 24/04/18 por Lusa

Mundo Ataque

O ataque ocorreu em Ayar-Mbalom, uma comunidade no estado de Benue, onde os agressores saquearam e incendiaram também 50 casas, segundo Terver Akase, porta-voz do governo daquele estado.

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, condenou, numa declaração, a violação "vil, perversa e satânica" de um lugar de culto e considerou que o ataque foi uma tentativa de atiçar o conflito religioso.

O estado de Benue, no centro da Nigéria, sofreu uma série de ataques nas últimas semanas, muitos deles ligados a uma disputa antiga entre agricultores e pastores.

Há três dias, 10 pessoas foram mortas por supostos pastores nómadas.

Os fulani, maioritariamente muçulmanos, reagiram com violência aos planos de alguns estados nigerianos de proibir o pastoreio em campo aberto, enquanto os agricultores cristãos se queixam da destruição dos campos de cultivo.

Em 2017, os conflitos entre pastores nómadas e agricultores locais fizeram pelo menos 549 mortos e deixaram milhares feridos, segundo a Amnistia Internacional, que também já deu conta de 168 mortes no passado mês de janeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório