Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Reduzida pena de soldado israelita que matou palestiniano ferido

O exército de Israel decidiu reduzir a pena de prisão do soldado israelita condenado em fevereiro de 2017 pela morte a tiro de um palestiniano ferido na Cisjordânia, foi hoje divulgado.

Reduzida pena de soldado israelita que matou palestiniano ferido
Notícias ao Minuto

14:17 - 19/03/18 por Lusa

Mundo Israel

Em fevereiro de 2017, um tribunal militar israelita condenou a 18 meses de prisão o soldado Elor Azaria (na foto), então com 21 anos.

Com esta nova decisão, que reduz em um terço a pena de prisão, Elor Azaria deverá sair da prisão no próximo dia 10 de maio.

Após um julgamento muito mediático e um recurso apresentado pela defesa, o militar israelita começou a cumprir a pena no início de agosto do ano passado, depois de ter passado vários meses num centro de detenção numa base militar israelita.

O caso em questão, que desencadeou fortes reações em Israel e nos territórios palestinianos ocupados, remota a 24 de março de 2016.

Membro de uma unidade paramédica, Elor Azaria foi filmado por um ativista pró-palestiniano quando matava a tiro Abdul Fatah al-Sharif, um palestiniano que tinha sido ferido após ter atacado um soldado israelita com uma faca em Hebron, na Cisjordânia ocupada.

O palestiniano estava caído no chão, aparentemente fora de perigo de vida.

Depois de o atingir uma primeira vez, Azaria atingiu o palestiniano novamente a tiro, na cabeça, aparentemente sem provocação.

O vídeo tornou-se viral nas redes sociais e gerou controvérsia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório