Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Generalitat terá escondido 'segredo' importante acerca da Independência

El Mundo diz que a Generalitat sabia que a independência da Catalunha poderia ser economicamente perigosa e que não informou a população sobre isso.

Generalitat terá escondido 'segredo' importante acerca da Independência
Notícias ao Minuto

12:37 - 19/03/18 por Andrea Pinto

Mundo Catalunha

A caixa de correio eletrónico de ex-conselheiro da Generalitat catalã, Santiago Vila, revela que este possuía informações relevantes acerca dos perigos da independência da Catalunha para a economia da região e que estes não foram revelados antes da votação do dia 1 de outubro.

Os dados em causa, e a que o El Mundo teve acesso, dão conta de que se sabia que a independência da Catalunha podia representar uma queda de até 20% do PIB da região e que esta não seria economicamente viável ficando fora da União Europeia.

A descoberta foi feita pela Guardia Civil que terá analisado todos os e-mails dos 'cabecilhas' do processo e dão conta de que "a Generalitat, e mais concretamente Santiago Vila, tinha conhecimento do risco e perigo financeiro para as empresas da Catalunha. Apesar disso, não informaram a população e declararam a independência de forma unilateral", afirmam fontes da investigação.

O documento, que foi remetido pelo Governo catalão, reflete os piores cenários possíveis para a Catalunha e fala mesmo numa Catalunha “fora do espaço económico europeu”.

“Uma saída pressupõe efeitos bastante negativos para as exportações (que representariam uma queda de 45% a 50% das vendas do Estado espanhol e de 18% das exportações para a União Europeia)”, lê-se, no documento que refere que os dados provisórios podiam ser ainda piores no futuro.

Após analisar toda esta informação, a Guardia Civil concluiu que se "efetuou um estudo pormenorizado dos diferentes cenários [da independência]" e que estes não foram comunicados à população.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório