Meteorologia

  • 24 SETEMBRO 2018
Tempo
34º
MIN 33º MÁX 34º

Edição

Das imagens da tragédia no Nepal, aos relatos de sobreviventes

Pelo menos 50 pessoas morreram depois de um avião cair no Nepal. As imagens (que pode ver na galeria) da tragédia impressionam, assim como os relatos dos sobreviventes, que recordam os momentos de pânico que se seguiram ao desastre.

Notícias ao Minuto

10:49 - 13/03/18 por Notícias Ao Minuto 

Mundo Queda de avião

O Nepal é conhecido pelo enorme número de acidentes de aviação. Desde 1949, registaram-se mais de 70 acidentes a envolverem helicópteros e aviões. Esta segunda-feira, pelo menos 50 pessoas morreram naquele que é, certamente, um dos piores acidentes da história do país.

As causas que estão na origem do acidente ainda não foram totalmente apuradas, apesar de ter sido avançada a hipótese de a queda do avião estar relacionada com uma falha de comunicação entre o piloto e a torre de controlo.

No avião, proveniente do Bangladesh, estavam 71 pessoas, incluindo passageiros e tripulação. Cerca de 50 morreram mas também há histórias felizes, daqueles que conseguiram sobreviver à tragédia.

A BBC ouviu algumas destas histórias. Relatos de quem viveu momentos de pânico, de quem, provavelmente, temeu que sobreviver não seria possível.

“Depois do acidente eu estava a tentar sair do avião porque este estava a arder, mas não consegui. Fiquei com a mão e a perna presas”, conta Keshav Pandey. “Eu estava sentado do lado da saída de emergência, talvez por isso tenha caído para o lado de fora quando os serviços de emergência chegaram e abriram a porta. Depois, não me lembro de nada, fiquei inconsciente”.

Sharin Ahmed, de 29 anos, lembra-se da explosão e do fumo que se seguiu, ao passo que Basanta Bohora, a partir da cama do hospital, faz sobressair o momento do embate e de como conseguiu escapar pela janela. “De repente, o avião tremeu violentamente e houve um grande estrondo. Estava sentada perto da janela e por isso consegui parti-la e sair”.

“Havia um grande caos, muitos seguranças a correr, muitas ambulâncias e bombeiros a aproximarem-se do local onde [o avião] se despenhou”, recorda Shradha Giri, que estava no avião com a sua filha. “Foi traumatizante estar ali com a minha filha pequena. Toda a gente estava abalada por algo assim estar a acontecer em frente dos nossos olhos”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório