Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Controversa lei polaca sobre Holocausto entra em vigor hoje

A lei pretende criminalizar acusações de cumplicidade no Holocausto feitas ao país.

Controversa lei polaca sobre Holocausto entra em vigor hoje
Notícias ao Minuto

10:45 - 01/03/18 por Sara Gouveia

Mundo Holocausto

A lei da Polónia que vai passar a considerar como crime acusar a nação polaca de cumplicidade ou dos crimes cometidos pelos alemães nazis durante o Holocausto, entrou em vigor esta quinta-feira. A medida faz parte de um esforço maior do país de defender a honra e o orgulho do país em termos históricos.

Durante anos, as autoridades polacas têm lutado para combater frases como "os campos de concentração polacos" que são por vezes usados no estrangeiro para se referirem aos campos de concentração nazi, que ocupavam territórios polacos durante a Segunda Guerra Mundial, mas que sugere que tinham sido fundados e geridos por polacos.

Alguns polacos temem, inclusivamente, que à medida que a Guerra se torna mais distante no tempo, as novas gerações pensem, erradamente, que a Polónia foi responsável pelo Holocausto.

Mas esta lei tem gerado controvérsia, nomeadamente despertou uma crise com Israel, onde os sobreviventes do Holocausto temem que o propósito real da medida seja reprimir a procura de polacos que mataram judeus durante a Segunda Guerra. A Polónia nega e insiste que a lei vai apenas punir aqueles que publicamente e contra factos acuse a nação polaca dos crimes cometidos pelos alemães.

Também os Estados Unidos se mostraram preocupados com a medida, temendo que possa prejudicar as relações estratégicas entre os dois países.

Um enviado do Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco aos Estados Unidos, Marek Magierowski, tentou explicar que a lei tinha sido "brutalmente mal interpretada" e que era apenas uma "ferramenta legal para se poderem defender da narrativa da cumplicidade" que teriam tido no Holocausto.

A lei prevê três anos de prisão para quem, incluindo estrangeiros, acusar a nação ou o Estado polaco de participar nos crimes nazis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório