Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Rússia envia nota de protesto à Ucrânia por ataques a edifícios em Kiev

A Rússia enviou hoje uma nota de protesto à Ucrânia, numa advertência que surge após os ataques realizados neste fim-de-semana contra edifícios russos em Kiev por grupos nacionalistas adversos ao regime de Putin.

Rússia envia nota de protesto à Ucrânia por ataques a edifícios em Kiev
Notícias ao Minuto

18:54 - 19/02/18 por Lusa

Mundo Tensão

A embaixada russa na capital ucraniana diz que atualmente no país "há tendências perigosas que ameaçam a estabilidade e a segurança internacional".

Os ataques levaram a que o Ministro dos Negócios Estrangeiros russo convocasse o representante ucraniano para mostrar o descontentamento perante os incidentes e a impunidade dos autores.

"A Rússia exige que se identifiquem os culpados de tais ataques e que estes sejam levados à Justiça", apelou o comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira.

Segundo órgãos de comunicação social locais, membros de grupos nacionalistas e neonazis lançaram pedras e ovos contra a sede da agência estatal Rossotrudnichestvo e partiram as janelas de uma sucursal do Sberbank, um dos maiores bancos da Rússia e também do Leste Europeu, tendo ainda tentado atingir outra do banco Alfa-Bank.

A Rússia criticou a passividade das forças de segurança e considerou que os ataques são consequência do discurso antirrusso do Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, na Conferência de Segurança de Munique.

A Ucrânia está a celebrar o quarto aniversário do Euromaidan, uma onda de manifestações e protestos violentos que culminaram com a demissão do Presidente pró-Rússia Viktor Yanukovich.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório