Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2018
Tempo
28º
MIN 28º MÁX 28º

Edição

Central elétrica de Gaza parada devido à falta de combustível

A central elétrica da faixa de Gaza deixou hoje de funcionar devido à falta de combustível, indicaram responsáveis, numa altura em que muitos alertam para a degradação da situação do enclave palestiniano sob bloqueio.

Central elétrica de Gaza parada devido à falta de combustível
Notícias ao Minuto

14:01 - 15/02/18 por Lusa

Mundo Bloqueio

O encerramento da central, que fornece cerca de um quinto da eletricidade de Gaza, vai agravar uma situação já crítica para os dois milhões de habitantes do território.

A rede pública só fornecia algumas horas de eletricidade por dia, numerosas casas e serviços, como hospitais, contam com geradores.

Mohammed Thabet, porta-voz da empresa que distribui a eletricidade, disse ter sido informado à meia-noite da paragem da central devido à falta de combustível.

Este é importado do Egito através do posto fronteiriço de Rafah que o Cairo mantém fechado à exceção de algumas dezenas de dias por ano.

Sem os 20 megawatts produzidos diariamente pela central elétrica, os habitantes só podem contar com os 120 megawatts importados de Israel, mas "o enclave necessita de cerca de 500 megawatts (por dia)", o que representa "um défice energético de 350 megawatts", disse Thabet.

Face à gravidade da situação, os Emirados Árabes Unidos autorizaram na semana passada um financiamento de urgência para aliviar a escassez de combustível e permitir que duas dezenas de estabelecimentos de saúde retomassem a sua atividade em pleno.

Gaza sofre há anos com falta de eletricidade, um dos numerosos males que afetam o território, juntamente com as guerras, a pobreza e o desemprego. Mais de dois terços da população depende da ajuda externa.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.