Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Salah Abdeslam recusa comparecer no tribunal para conhecer sentença

Suspeito de ser responsável pelos ataques terroristas de Paris fez saber esta terça-feria que não vai comparecer no tribunal na quinta-feira para conhecer a sua sentença.

Salah Abdeslam recusa comparecer no tribunal para conhecer sentença
Notícias ao Minuto

12:30 - 06/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Bruxelas

Salah Abdeslam, acusado de ser um dos responsáveis dos atentados de Paris, em novembro de 2015, não vai comparecer no tribunal, em Bruxelas, na próxima quinta-feira, 8 de fevereiro, quando irá ficar a conhecer a sua sentença. 

"O senhor Salah Abdeslam informou o tribunal de que não está disponível para comparecer na audiência da próxima quinta-feira, 8 de fevereiro", anunciou o presidente do tribunal, Luc Hennart. 

Abdeslam, de 28 anos, único atacante sobrevivente do ataque terrorista em Paris em 2015, começou a ser julgado na passada segunda-feira. No primeiro dia, remeteu-se ao silêncio

O cidadão francês de origem marroquina esteve em fuga durante quatro meses. Foi capturado em Bruxelas, três dias depois de atacar a tiro membros das autoridades belgas.

Abdeslam, tal como o seu alegado cúmplice Sofiane Ayari, está acusado de "tentativa de homicídio de diversos agentes policiais" e "porte de arma ilegal" "num contexto terrorista".

Na sequência do tiroteio, três polícias ficaram feridos e um terceiro cúmplice, Mohamed Belkaid, foi morto durante a troca de tiros. 

O Ministério Público belga pediu a condenação a 20 anos de prisão, com cumprimento efetivo de dois terços da pena.

Nos atentados de Paris, uma série de ataques coordenados a restaurantes, bares e à sala de espectáculos Bataclan, onde tocava a banda Eagles of Death Metal, causaram a morte de 130 pessoas. O ataque foi reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório